Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Milton Neris (PDT) protocolou um requerimento parlamentar solicitando que a Prefeitura de Palmas providencie a instalação de contêiners, tipo caçamba, para descarte de entulhos, móveis velhos, restos de materiais de construção, entre outros lixos produzidos pela população, em pontos estratégicos das quadras residenciais da capital. Segundo ele, atualmente esse descarte acontece de forma incorreta, acarretando danos para a população.

Neris destaca que a questão do lixo não orgânico tornou-se um problema grave nas grandes cidades, e que a Prefeitura precisa agir para evitar que isso ocorra em Palmas. Conforme o vereador, é fundamental que haja planejamento estratégico para definir os melhores pontos para instalação dos contêiners, bem como a logística de recolhimento destes materiais. Neris assegura que o poder público é responsável por cuidar da limpeza urbana. "Fechar os olhos e deixar que cada morador resolva, à sua maneira, tem sido o padrão. No entanto, as consequências para o meio ambiente são preocupantes," explicou.

Além dos danos ao meio ambiente, estes descartes inadequados incluem materiais que acumulam água, tornando-se local de abrigo dos mosquitos da dengue e transmissores de outras doenças. "O problema pode se transformar em um caso de saúde pública. A prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater esses focos de acúmulo de água," defendeu o vereador. 

(Assessoria do Vereador)