Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Vários caminhoneiros estão sendo atendidos em uma ação, realizada nesta quarta-feira (6), na BR-153, em combate ao novo coronavírus. A Prefeitura de Colinas, por meio da Secretaria da Saúde realiza testes rápidos e aferição de temperatura.

Além dos testes, durante a abordagem os caminhoneiros respondem um questionário com mapeamento geográfico de onde passaram antes de chegar em Colinas do Tocantins. “Eu estou há 15 dias longe da família, sou de São Paulo e já passei por várias cidades. Estamos inseguros e apreensivos, mas precisamos trabalhar”, disse o caminhoneiro José Maria do Nascimento Filho, de 38 anos.

De acordo com o Policial Rodoviário Federal, Lustosa, é um desafio todos estarem participando desse enfrentamento. “Estarmos todos juntos nessa mobilização, tentando filtrar como estão os caminhoneiros é muito importante.  Estamos analisando os trajetos e possíveis sinais, além disso estamos dando suporte, entregando kits de higiene e alimentação, para que se sintam amparados neste momento difícil”.

Casos positivos

Durante a manhã quatro caminhoneiros testaram positivo para o coronavírus, com idades de 45, 36, 67 e 50 anos.  Os de 45, 36 e 67 anos estavam vindo de Belém (PA) e o de 50 anos, da cidade de Alto Alegre do Maranhão.

A Secretaria de Saúde de Colinas, com o novo registro, contabiliza oito casos de Covid-19, três do município e cinco que serão contabilizados para outros estados. “Essa ação é muito importante visto que as pessoas que testaram positivas não vão seguir viagem doentes, agora eles vão estar em isolamento social em um local já preparado especificamente para eles. Casos graves serão encaminhados para o hospital”, explicou a subsecretária Roberta Araújo de Oliveira.

A ação acontecerá também nos dias 8 e 11 e ao final, será realizado um balanço, de quantos caminhoneiros foram atendidos.

São parceiros da Prefeitura na ação: Governo do Estado, Polícia Rodoviária Federal - PRF, Policia Militar - PM, Defesa Civil do Município, Rede de Postos de Combustíveis, Pátio de triagem e VLI Logística