Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) disponibilizou uma cartilha com recomendações para a gestão de resíduos sólidos em meio ao enfrentamento da pandemia de coronavírus, as quais foram avaliadas e readequadas pela Diretoria de Políticas Ambientais da Secretaria observando as características regionais do Estado. A cartilha foi produzida seguindo recomendações da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Estima-se que, devido às medidas de quarentena, isolamento e distanciamento social adotadas nesse período, poderá gerar um aumento na quantidade de resíduos sólidos domiciliares (entre 15 a 25%) e um crescimento significativo na geração de resíduos hospitalares em unidades de atendimento à saúde (10 a 20 vezes).

Não há registros de transmissão do coronavírus pelo contato com os resíduos descartados corretamente, porém a prevenção é necessária em todos os âmbitos. Para garantir a proteção dos trabalhadores e as condições de saúde pública, é recomendado que as ações já existentes sejam combinadas a reforços de higienização individual dos trabalhadores para manter a eficiência dos serviços prestados.

Dentre as orientações citadas na cartilha é importante ressaltar o afastamento de empregados em grupos de risco (idosos, portadores de doenças crônicas, grávidas e lactantes), como também reprogramar os turnos e jornadas das equipes de coleta, para evitar aglomerações nas garagens e locais de início e fim das atividades.

A Cartilha também faz recomendações à população, caso algum membro da casa tenha apresentado sintomas ou confirmação para coronavírus é necessário que o lixo seja descartado em dois sacos, um dentro do outro, para se tornar mais resistente e evitar que se rompa. Além disso, o lixo deve ser descartado em um mesmo recipiente, sem que seja feita a coleta seletiva.