Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ascom Laurez Moreira

Foto: Ascom Laurez Moreira

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, prestigiaram nesta sexta-feira, 15, em Natividade, o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Vicentinho Júnior ao Senado. O ato ocorreu logo após a Missa Campal da tradicional Romaria do Senhor do Bonfim. 

Na ocasião, Laurez exaltou a história da família Alves e o simbolismo de anunciar a decisão justamente na região Sudeste, berço histórico e político do Tocantins. “Para mim é motivo de muita alegria, porque conheço a história da sua família, pioneira neste Estado. Essa família já estava aqui quando meu pai veio para os garimpos de cristal. Fico feliz e te parabenizo por escolher a região Sudeste, especialmente Natividade, para lançar a sua candidatura. O Sudeste tem uma importância enorme para o Tocantins. Foi aqui que tudo começou, ainda no século XVIII, com os garimpos de ouro que trouxeram muitas famílias para cá, quando nossa terra era apenas um vazio demográfico. Foi o Sudeste que nos deu os primeiros habitantes. Além de ser a casa do nosso Senhor do Bonfim, é também o berço dos primeiros que aqui chegaram. Quero te parabenizar pela escolha e dizer que política é determinação, é vontade de vencer, e que o político precisa ter consciência de que seu mandato exige sacrifício. Vicentinho, o homem tem que ter determinação, coragem e ousadia, e é isso que você demonstra. Sua família conhece este Estado como poucos. Lembro das histórias que meu pai contava sobre seu avô, quando não havia um palmo de rodovia no Tocantins, o Vicentão já descia com aviões monomotores carregados de cristal da região do Araguaia para o Rio de Janeiro, arriscando a própria vida pelo desenvolvimento do nosso Estado. Quem tem história tem o dever de colocar seu nome à disposição para servir. O homem deve acreditar primeiro em Deus e, depois, nos seus propósitos e na vontade de servir à nossa gente. Ninguém tem mais legitimidade para representar o povo tocantinense do que quem viveu e participou das frentes de desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Laurez.

Em seguida, o vice-governador fez um chamado aos que desejam ver o Tocantins prosperar. “Nós precisamos avançar para a quinta frente de desenvolvimento do nosso Estado, gerando empregos e industrializando o Tocantins, porque o nosso povo merece oportunidades para uma vida melhor. Queremos mais universidades e melhores condições para cada homem e cada mulher que vive aqui. Vamos construir um Tocantins forte, presente nas páginas do desenvolvimento. Tenho certeza de que, se aqueles que amam esta terra se unirem e derem as mãos, teremos condições de sair da 23ª posição na economia e alcançar a 14ª ou 15ª do país, sendo exemplo para o Brasil na construção do progresso", disse. 

Foto: Ascom Laurez Moreira 

Eduardo Siqueira, por sua vez, fez questão de destacar o apoio recebido de Vicentinho Júnior durante sua campanha para prefeito de Palmas. O prefeito da capital relembrou passagens da história política tocantinense, citando a Constituinte de 1988, a criação do Estado e as primeiras campanhas eleitorais, relacionando com o início da trajetória da família de Vicentinho.

“Não é por acaso, jovem líder, que lhe vejo abrir o coração e dizer ao Tocantins que pretende prosseguir a representação que já exerce com energia, experiência e muito respeito”, disse Eduardo. 

O prefeito também afirmou acreditar na vitória. “O medo de perder é que tira a chance de ganhar. Time que entra em campo com medo de perder deixa de pensar na vitória. Aqui, eu não vejo outro resultado que não seja a vitória”.

O deputado federal Vicentinho Júnior agradeceu a presença e as palavras de todos os presentes. “Obrigado, Laurez, por estar aqui. Eu sou um filho do Tocantins e amigo de todos vocês. Muito obrigado a cada uma das senhoras e a cada um dos senhores". 

O evento reuniu prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de entidades de todas as regiões, reforçando o peso político e simbólico do encontro.