Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Policiais Civis da 49ª Delegacia de Pedro Afonso, coordenados pelo delegado Wlademir Mota Costa de Oliveira, desvendaram nesta sexta-feira, 8, um crime de latrocínio tentado, ocorrido no município de Bom Jesus do Tocantins, no dia 2 de maio de 2020 e identificaram os autores do crime.

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 2 de maio, dois indivíduos  aguardavam escondidos no quintal a chegada de um morador de Bom Jesus para subtrair valores que sabiam previamente que o mesmo teria. Ao entrar na própria residência, o morador foi surpreendido pelos dois indivíduos, momento em que um deles, armado com um revólver calibre 32 efetuou três disparos contra a vítima, sendo que um deles atingiu sua cabeça.

Após os disparos, os dois indivíduos se evadiram do local sem levar nada, sendo que o morador foi socorrido e levado ao hospital, onde foi medicado e recebeu alta no dia posterior.

Após a realização de diligência, os polícias civis obtiveram informações de que os autores estavam em uma residência naquele município e que a arma de fogo estaria na casa. Com base nos levantamentos efetuados, a autoridade policial determinou que uma equipe da polícia civil fosse até a casa no intuito de checar a veracidade das informações, bem como, apreender a arma de fogo (devido ao estado de flagrância do crime de posse ilegal de arma de fogo).

Com a chegada dos polícias, um dos indivíduos tentou se evadir, mas foi devidamente contido e capturado. Após a realização de buscas na residência, os policiais civis localizaram o revólver momento em que confirmaram as informações obtidas. Diante dos fatos os moradores foram conduzidos até a delegacia para esclarecer a propriedade da arma de fogo, sendo que um menor de idade assumiu a propriedade e confessou sua participação no crime de tentativa de latrocínio

Em seguida, o irmão do menor, de 21 anos de idade, ao prestar esclarecimentos sobre o crime de tentativa de latrocínio se identificou com a utilização de nome falso e, por isso, foi autuado, em flagrante, pelo crime de falsidade ideológica. Com base nas investigações, os policiais civis descobriram que o crime de latrocínio tentado foi praticado pelo menor de idade e por seu irmão, com a ajuda de uma mulher que forneceu informações sobre a vítima e seu endereço, facilitando a ação criminosa.

Diante dos fatos, além do crime de falsidade ideológica, o indivíduo de 21 anos também será indiciado formalmente pelo crime de latrocínio tentado. O menor, de 17 anos, responderá por ato infracional análogo ao crime de latrocínio e a mulher também envolvida no crime será indiciada, posteriormente, também por latrocínio na forma tentada.

Ainda segundo a autoridade policial, após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o menor foi liberado e, posteriormente, será pedida sua internação. O maior tem diversas passagens por crimes diversos e já esteve preso inclusive no presídio Barra da Grota em Araguaína. Após os procedimentos legais, ele foi recolhido a Casa de Prisão Provisória de Guaraí, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.