Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Comitê Gestor de prevenção ao novo coronavírus Sars-Cov-2, em Gurupi/TO, informou que até às 11h desta sexta-feira, 8 de maio de 2020, foram confirmados mais 03 novos casos de Covid-19. Sendo dois homens, de 55 e 51 anos de idade, e uma mulher de 29. O homem de 55 anos é caminhoneiro. O de 51 é vendedor externo e tem histórico de viagem recente para o município de Araguaína. A Mulher é profissional da saúde e trabalha em uma cidade vizinha. Todos são residentes de Gurupi e estão em isolamento domiciliar, pois apresentam sintomas leves da doença.

04 pacientes do quadro de confirmados estão curados, sendo homens, de 37, 39, 41 e 58 anos de idade. Com isso Gurupi chega a 22 casos confirmados da doença, sendo que 04 destes já estão curados.

Também foram realizados mais 07 testes SWAB pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em seis homens, de 11, 33, 44, 57, 60 e 68 anos de idade, e uma mulher de 56. O Centro de Triagem realizou 01 teste SWAB em uma mulher de 32 anos de idade. Foi informado também mais 01 teste SWAB realizado por hospital da rede privada, sendo um homem de 38 anos de idade.

Todos os casos suspeitos estão em isolamento domiciliar sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica e aguardam o resultado dos testes enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (LACEN-TO).

Dos 18 casos suspeitos informados no boletim anterior a este, 16 tiveram resultado negativo. O Centro de Triagem fez mais 36 testes rápidos. Todos testaram negativo para a doença. Com isso Gurupi chega a 252 casos descartados e 11 suspeitos, que aguardam o resultado pelo Lacen.

Recomendações

O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança para evitar a propagação do vírus. O isolamento social deve ser mantido, assim como os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é uma doença grave e altamente contagiosa, por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente pelas pessoas do grupo de risco. A orientação é que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.

É recomendado aos pais que não saiam de casa com os filhos. Todo cuidado é extremamente necessário.

O Comitê também reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.

O médico e integrante do Comitê Gestor, Maurício Nauar Chaves, falou da importância desse equipamento de proteção. “A máscara deve ser usada por todos para evitar a propagação da doença. Lembrar sempre que a parte externa da máscara é contaminada, ela é o filtro, e como filtro, a sujeira fica do lado de fora, sendo assim, não se deve tocar nessa parte da máscara, se o fizer, estará perdendo a função de proteção. Também devemos ao retirá-la, mesmo tocando somente na parte de dentro, lavar as mãos logo depois, e quando ela ficar úmida ou quando vence a validade do fabricante, deverá ser trocada por outra”, explicou.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos telefones, pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.