Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Estado Tocantins, José Aparecido, solicitou esta semana que a Vigilância Sanitária de Porto Nacional dê orientação aos caminhoneiros no pátio da Ferrovia Norte-Sul no distrito de Luzimangues, contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

O presidente da entidade ressaltou que nessa época o fluxo de caminhão no pátio é muito grande, devido o descarregamento da produção agrícola, onde sobressai o transporte da soja, havendo com isso alto risco de contaminação pelo coronavírus.

Aparecido lembra que muitos caminhoneiros vêm se contaminando, com registros de alguns óbitos pela Covid-19. Com isso, pede orientações dos órgãos competentes de Porto Nacional para evitar que o mal se alastre ainda mais entre a categoria.

O sindicalista lembra que em todo o Estado existem outros locais de concentrações de caminhoneiros, como postos de combustíveis, onde eles abastecem ou descansam, e diversos locais de distribuição e carregamentos - os quais merecem os mesmos cuidados.

José Aparecido afirmou que já recebeu informações de que a Secretaria de Saúde de Porto Nacional irá atender seu pedido, e se ainda não enviou irá enviar ao local, profissionais para dar o suporte solicitado. “O serviço desenvolvido pelo caminhoneiro é muito arriscado diante da pandemia, pois ele tem que transitar por diversos locais e regiões correndo o risco da contaminação”, afirma Aparecido.

Segundo o sindicalista a entidade tem que colaborar, pedindo de forma respeitosa que as autoridades sanitárias, a título de orientação, possam evitar a contaminação e perda de vidas desses colaboradores do progresso nacional e responsáveis pelo pão na mesa das famílias brasileiras. “Caminhão parado causa prejuízo, e mais, o caminhoneiro tem compromissos com a sobrevivência da sua família e com o transporte das riquezas do País. Além disso, o caminhoneiro parado é triste, agora mais que nunca ele precisa de estímulo e das orientações sobre as medidas do Ministério da Saúde para se livrar desse mal”, destaca o presidente.