Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O lançamento oficial da edição do programa será feito pela titular da Seduc, Adriana Aguiar

O lançamento oficial da edição do programa será feito pela titular da Seduc, Adriana Aguiar Foto: Katriel Bernardes

Foto: Katriel Bernardes O lançamento oficial da edição do programa será feito pela titular da Seduc, Adriana Aguiar O lançamento oficial da edição do programa será feito pela titular da Seduc, Adriana Aguiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lança nesta segunda-feira, 11, às 15h, o programa #TOnoEnem, que traz a campanha ‘TO de casa NO ENEM’, direcionado aos estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio, na rede estadual de ensino. O lançamento será realizado por meio do canal da Seduc no YouTube, seguindo as recomendações das autoridades da saúde diante da pandemia do novo coronavírus.

O lançamento oficial da edição do programa será feito pela titular da Seduc, Adriana Aguiar, que pontuará as novidades do ‘TO de casa NO ENEM’. Após o anúncio, a secretária responderá aos questionamentos da imprensa, que poderão ser feitos diretamente pelo YouTube durante a live. Além do lançamento online, neste ano, o programa passou por reformulações por conta das medidas de distanciamento social promovidas para diminuir o contágio pelo coronavírus.

O cenário de excepcionalidade, conforme destacou a titular da Seduc, exige o uso da criatividade, das novas tecnologias e de diferentes estratégias para auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Médio (Enem). “Vamos considerar a diversidade do Estado do Tocantins no desenvolvimento de metodologias de aprendizagens e estratégias de acesso às informações e conteúdos curriculares para preparar os estudantes para a avaliação nacional”, ressaltou.

O perfil dos estudantes e as demandas de cada um deles, referentes às condições de realização das atividades que estão sendo desenvolvidas, serão definidos por meio de uma inscrição diagnóstica.  “Vamos trabalhar com materiais online, que serão disponibilizados nos canais da Seduc, com materiais distribuídos em pen drive e impresso. Além disso, iremos auxiliar nas inscrições para o Enem e para o ‘TO de casa NO ENEM’”, ressaltou Adriana Aguiar.

O ‘TO de casa NO ENEM’ disponibilizará aos estudantes produtos como: videoaulas, material didático, simulados, plantão tira-dúvidas, pílulas do Enem, construindo minha história - webinar, e um conjunto de estratégias para preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. Outro produto que será oferecido pelo programa é o EneMômetro, um formulário para aferição do número de inscrições no Enem nas escolas da rede estadual do Tocantins.

Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também iniciam na próxima segunda-feira, 11, às 10h, e seguem até as 23h59 do dia 22 de maio. O Ministério da Educação (MEC) manteve o cronograma divulgado no edital  publicado no Diário Oficial da União, de 22 de abril deste ano.

Nesta edição, será disponibilizada também a prova em versão digital para mais de 100 mil participantes que se inscreverem para a aplicação-piloto. As provas serão aplicadas em locais definidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob as mesmas condições de segurança e sigilo. Para ambos os modelos de provas, as inscrições ocorrem no mesmo período pelo site: enem.inep.gov.br/participante.

#TOnoEnem

Desde 2017, o programa #TOnoEnem prepara os estudantes para as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio e desde então já atendeu cerca de 60 mil jovens. Para o ano de 2020, as ações e estratégias estão sendo projetadas para atender aos 36.673 mil estudantes matriculados regularmente nas 2ª e 3ª séries do ensino médio.