Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após cinco encontros realizados através do ambiente virtual de conferências da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), os membros da Câmara Técnica de Apoio ao Comitê de Crise para a Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, criada pelo Governo do Estado, produziram três relatórios com informações para nortear as decisões do referido comitê. 

O presidente da Câmara, reitor da Unitins, Augusto Rezende, explicou que a produção é dos grupos técnicos científicos, com participação dos professores indicados de todas as instituições de ensino superior do Estado, que formam a câmara, onde se busca trazer algumas informações e indicativos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e interpretação de dados e da situação pandêmica do Estado do Tocantins e, também, em consequência, algumas projeções. "É um trabalho técnico, científico e que demanda muito energia dos pesquisadores. A gente tem certeza que muito contribui e contribuirá para o Comitê de Crise da Covid, coordenado pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, na hora de tomar as devidas decisões", considerou.

No relatório sobre as quatro fases para o enfrentamento da pandemia (veja aqui), os autores trazem explicações sobre elas e o que esperar de cada uma. A terceira fase, por exemplo, é a que corresponde ao "pico de casos", quando o vírus já está circulando ativamente no ambiente. 

Em outro documento, voltado às questões de flexibilização, a Câmara Técnica, a partir de considerações OMS, fez observações para antes do início de tal medida, dentre elas "que as evidências indiquem que a transmissão da Covid-19 está controlada". "Embora todos desejem o retorno da atividade econômica, é importante deixar claro que este deve ser um processo gradual, exigindo um monitoramento rigoroso e uma possível reintrodução de medidas ainda mais restritivas, caso ocorra um novo aumento de casos", diz trecho do documento (baixe aqui). 

O terceiro relatório traz projeções da demanda hospitalar da Covid-19 em relação às medidas de distanciamento social no Tocantins. 

Sobre a Câmara

A Câmara tem por objetivo analisar o desdobramento do cenário da pandemia no Estado e propor soluções, sendo composta por profissionais técnicos especializados, pesquisadores e cientistas das áreas de saúde e de políticas públicas do Governo e também dos demais órgãos e poderes que integram o comitê. Estão representados: Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde (Fahesa/Itpac), Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Laboratório Central do Estado (Lacen), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Centro Universitário de Gurupi (Unirg), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Unitins.