A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou, nessa segunda-feira, 26, o edital de convocação para a matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular 2026/1 dos cursos presenciais ofertados nos câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.
O prazo para solicitação de matrícula on-line inicia nesta terça-feira, 27, e segue até sábado, 31. O procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio do I-Protocolo, cujo link e demais orientações para a matrícula podem ser encontrados no Edital de Convocação, disponível na página do edital.
Os candidatos convocados devem seguir atentamente as orientações previstas no edital e anexar toda a documentação exigida no momento da solicitação, sob pena de perda da vaga. A matrícula será efetivada apenas para os candidatos que comprovarem a conclusão do ensino médio. Além disso, os acadêmicos devem ficar atentos após o deferimento da matrícula on-line, pois deverão apresentar a documentação presencialmente na Secretaria Acadêmica do câmpus ao qual o curso está vinculado, no prazo de até 30 dias, conforme estabelecido no edital.
A análise das solicitações será realizada pelas secretarias acadêmicas dos respectivos câmpus, respeitando a ordem de protocolo, com prazo estimado de até 48 horas e o acompanhamento do processo deve ser feito pelo próprio candidato diretamente no sistema I-Protocolo.
Todas as orientações, a relação completa de documentos exigidos e os contatos das secretarias acadêmicas da Unitins estão disponíveis no edital de Convocação para Matrícula da 1ª chamada do Vestibular 2026/1.
As aulas do Semestre 2026/1 iniciarão no dia 2 de fevereiro em todos os câmpus.
Vestibular 2026/1
O Vestibular 2026/1 da Unitins ofertou 861 vagas em 21 cursos de graduação presenciais e gratuitos, distribuídas entre as modalidades de ampla concorrência e sistema especial de reserva de vagas, conforme a Lei Estadual nº 3.458, de 17 de abril de 2019. Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas, com reserva específica para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, também oriundos da rede pública.
As provas foram aplicadas de forma simultânea no dia 7 de dezembro, em seis cidades do estado.

