Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) se tornou, ao longo desses últimos 20 anos, a maior da região Norte do País, graças às boas parcerias com instituições públicas e privadas e ao apoio dos produtores tocantinenses. Nesta vigésima edição, 100% digital em virtude da pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, as parcerias permanecem por entender que o agro não pode parar. Vários desses parceiros fizeram questão de externar seu apoio à Agrotins durante a live de lançamento realizada nesta última terça-feira, 12, pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

Financeiras

Para viabilizar bons negócios aos produtores, diversas instituições financeiras estarão presentes na plataforma www.agrotins.to.gov.br, facilitando o acesso ao crédito para que os produtores possam adquirir bens ou serviços. De acordo com o superintendente do Banco do Brasil no Tocantins, Raul Mohamed, em 2019, foram mais de R$ 300 milhões em propostas e, este ano, espera contribuir para boas aquisições. “Quero parabenizar o Governo do Tocantins pela forma inovadora. Eu estava ansioso e com saudades desse momento. Este ano, o Banco do Brasil segue apoiando os parceiros, as revendas, a assistência técnica, o produtor rural e o pecuarista, porque o agro não para”, ressalta.

O superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, aplaude a iniciativa inovadora da Agrotins 100% Digital. “Quero cumprimentar o governador Mauro Carlesse e o secretário de Agricultura César Halum, que quando me trouxe essa ideia, eu aplaudi e apoiei. Será um grande sucesso, é uma forma de mudar e criar saídas necessárias para esse momento de crise”, pontua.

O superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Vandeir Ferreira, lembra que a instituição começou a operar na modalidade agro em 2013 e que o primeiro contrato de crédito rural no Tocantins foi celebrado naquele ano durante a Agrotins. “Desde então, sempre estamos participando. Em 2020, não vai ser diferente, principalmente pela novidade, algo inédito, uma feira 100% tecnológica, sabemos que vai ser sucesso. A Caixa vai oferecer aos produtores excelentes oportunidades de negócios”, conclui.

Em 2019, a Agrotins gerou mais de R$ 2 bilhões em negócios, e a expectativa para a edição de 2020 é superar esse valor.