Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Estão sendo realizadas pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) com municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Araguaia reuniões online para tratar da gestão, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos em tempos de pandemia da Covid-19.

Nesta quarta-feira, 13, a Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia realiza mais uma videoconferência com os representantes do Poder Executivo do município de Araguaçu. As reuniões online iniciaram nessa terça-feira, 12, com o município de Pium.

Também vão participar das videoconferências os municípios de Araguacema, Arapoema, Caseara, Chapada da Areia, Cristalândia, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Pau D’Arco, Sandolândia e Sucupira. Todas as reuniões contam com a participação do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do MPTO.

Recomendação

Durante as reuniões, o promotor de Justiça, Francisco Brandes Júnior, confere o andamento das providências adotadas pelos municípios para cumprimento da recomendação expedida pelo MPTO no início de maio, quanto às medidas de proteção para servidores públicos, trabalhadores da limpeza urbana e catadores de resíduos sólidos dos respectivos municípios.

Dentre as orientações feitas às secretarias de Administração, Infraestrutura, Saúde e Meio Ambiente dos municípios, está à disponibilização de equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual a todas as pessoas que fazem parte da cadeia de gestão, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos das cidades. As pastas também deverão estabelecer rotinas e protocolos para orientar e treinar os trabalhadores de limpeza sobre medidas de proteção.

A promotoria orientou ainda a realocação ou dispensa do trabalho dos colaboradores que fazem parte do grupo de risco, além de providenciar a vacinação contra gripe a todos os trabalhadores da limpeza.

A recomendação, elaborada com auxílio institucional do Caoma, também foi direcionada ao chefe do Poder Executivo de cada um dos municípios, para ciência e garantia do cumprimento das recomendações expedidas pelo MPTO.