Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em live, Sebrae e TCE discutem impactos da pandemia aos Pequenos Negócios do Tocantins

Em live, Sebrae e TCE discutem impactos da pandemia aos Pequenos Negócios do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em live, Sebrae e TCE discutem impactos da pandemia aos Pequenos Negócios do Tocantins Em live, Sebrae e TCE discutem impactos da pandemia aos Pequenos Negócios do Tocantins

Na manhã desta quinta-feira, 14, o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, participou de uma transmissão ao vivo, junto com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Severiano Costandrade, no canal oficial da Corte de Contas tocantinense.

O objetivo da live foi discutir a aplicação da Lei Geral e o fortalecimento dos pequenos negócios no enfrentamento da crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus. O encontro on-line teve como moderador, o diretor-geral do Instituto de Contas 5 de Outubro do TCE/TO, Júlio Edstron Secundino Santos.

Durante o debate, o presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, afirmou que a tecnologia e a governança andam juntas na modernização da gestão, além de ser uma grande aliada nesse período de crise. Anunciou ainda o lançamento de um hotsite de Combate Coronavírus. “Esse hotsite trará os resultados da economia de cada município, que serão usados como matriz de risco da nossa fiscalização. A sociedade poderá acessar esses indicadores para saber como está a aplicação de recursos em seus municípios”, justificou, acrescentando que é no município que a vida das pessoas acontece, por isso se faz necessário uma boa aplicação dos recursos.

Moisés Gomes, superintendente do Sebrae Tocantins, destacou as consequências da pandemia no cotidiano das empresas e apresentou o trabalho do Sebrae para amenizar esses impactos. “Disponibilizamos atendimento remoto aos empresários, reforçamos o apoio técnico aos Agentes de Desenvolvimento no atendimento das Salas do Empreendedor em cada município e estamos realizando consultorias gratuitas para acesso ao crédito com segurança, junto as instituições bancárias. Temos feito um grande esforço para tornar o ambiente favorável e ao mesmo tempo ajudar o pequeno negócio a redesenhar e repensar o negócio”, explicou Gomes.

Lei Geral x Desenvolvimento Local

Durante a live, o presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, disse que a parceria entre o TCE e o Sebrae é de longa data. “Há um esforço conjunto destas instituições para incentivar a implementação da Lei Complementar nº 123/2016 nos municípios tocantinenses, porque a lei foi criada com o propósito de fortalecer os pequenos negócios e promover o desenvolvimento loca no município”, pontuou o presidente. Costandrade reforçou a importância das compras públicas, principalmente aquelas que podem prestigiar o produtor local e a realização de licitações exclusivas para os pequenos negócios nas compras públicas de até R$ 80 mil reais.  

O superintendente do Sebrae/TO elogiou a iniciativa inovadora do TCE de levar conhecimento e atuar preventivamente junto aos gestores públicos e encerrou alertando que as instituições financeiras precisam apresentar processos menos burocráticos e taxas de juros mais competitivas. “Os bancos precisam entender que vivemos um momento emergencial e, portanto, exige uma postura e resposta emergencial”, finalizou.