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A entrada no seguro - desemprego continua sendo via aplicativo

A entrada no seguro - desemprego continua sendo via aplicativo Foto: Alexandre Alves

Foto: Alexandre Alves A entrada no seguro - desemprego continua sendo via aplicativo A entrada no seguro - desemprego continua sendo via aplicativo

Devido ao grande número de divergências nos pedidos de seguro desemprego feitos via aplicativo o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) criou um novo canal para atender aos trabalhadores tocantinenses. Agora, quando o aplicativo acusa divergência o requerente pode enviar a documentação necessária via e-mail (a lista e os e-mail seguem abaixo) não sendo mais necessário entrar em contato com a central nacional do Sine para solucionar o problema.

A dificuldade em atender os casos que não estavam se efetivando pelo aplicativo começaram com a suspensão dos atendimentos presenciais em 20 de março. A medida foi tomada como ação preventiva contra a pandemia do novo coronavírus e acabou acarretando uma superlotação nos canais telefônicos disponibilizados pelo Governo Federal.

De acordo com o diretor do Sine Tocantins, José Alberto Guimarães (Gordo), o acesso ao seguro- desemprego requer muito cuidado, pois existe o risco de fraudes: “Tivemos uma série de reuniões internas e com o Ministério da Economia para encontrar uma solução segura para o trabalhador acessar seu benefício sem com isso precisar interromper as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento da Pandemia. Com a disponibilização dos e-mails em todas as unidades do Sine esperamos que acabem os problemas com o seguro - desemprego no Tocantins”, explicou o diretor.

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo aplicativo.

Vale lembrar ao trabalhador que o meio inicial para acessar o benefício continua sendo o aplicativo. O requerente precisará ter um celular com sistema operacional ANDROID/IOS, entrar nas lojas de aplicativo do celular, baixar o aplicativo Carteira de trabalho Digital, Entrar com o acesso GOV.BR. Se ainda não tiver a senha, fazer cadastro para obter a senha de acesso e fazer o LOGIN, usando o CPF e senha. O processo é autoexplicativo e caso o trabalhador tenha dúvidas pode acessar o passo a passo no link https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-para-solicitar-seguro-desemprego-pelo-aplicativo/.

Como dar entrada no Seguro-Desemprego pelo computador

Para acessar o direito via computador o trabalhador pode entrar no link https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect= . Nele se encontra o passo a passo para criação da senha de acesso ao Portal Emprega Brasil (Gov.br) e o restante do processo é igual ao do aplicativo. Se o trabalhador já tiver a senha clica no ícone e parte para o próximo passo.

Telefones disponíveis para o trabalhador tirar dúvidas

Palmas – 32181967 /1968/1969

Araguaína - 34143634

Araguatins – 34741100

Paraíso – 36023340

Porto Nacional – 33632717

Guaraí – 34641710

Dianópolis – 36921628

Gurupi – 33512477

E-mails para casos em que o aplicativo acusa divergência.

Palmas

segurodesemprego.sinepalmas@gmail.com

segurosinetaquaralto@gmail.com,

Guaraí

 segurodesemprego.sineguarai@gmail.com,

Araguatins

 segurodesemprego.sinearaguatins@gmail.com,

Dianópolis

 seguro.sinedianopolis@gmail.com,

Araguaína

seguro.sinearaguaina@gmail.com,

Gurupi

 sdsinegpi@gmail.com,

Paraíso do Tocantins

 sdparaisoto@gmail.com

Porto Nacional

sineporto@hotmail.com

Documentação para ser enviada por e-mail em caso de divergência

Obs: A documentação deve ser escaneada em PDF (mínimo 600dpis) em boa qualidade e legível. Não é permitido foto da documentação.

Requerimento de Seguro Desemprego (Assinado e carimbado pela empresa e pelo trabalhador) as 2 páginas;

Termo de Rescisão (Assinado e carimbado pela empresa e pelo trabalhador) as 2 páginas;

3 Últimos contracheques (não é obrigatório, porém serão usados os dados contidos no requerimento de seguro para cálculo das parcelas);

RG;

CPF;

CTPS (página dos dados pessoais, último contrato e alteração de salário ou anotações gerais se houver);

Extrato analítico, ou código de saque ou comprovante de saque FGTS;

Comprovante de endereço;

Telefone para contato.

Obs: O requerente deve explicar detalhadamente no e-mail o problema/divergência.