Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, está oferecendo possibilidade de crédito para empresários, pessoas físicas ou jurídicas, que tenham contraído, entre os meses de março e maio deste ano, restrição financeira em razão da pandemia da Covid-19.

Todas as linhas de créditos da Agência de Fomento, possuem taxas de capital de giro atrativas, e agora, a partir desta sexta-feira, 15, terão a dispensa de algumas certidões negativas, com carências de até 4 meses. Segundo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, esta é uma linha específica para este momento de pandemia, determinada pelo governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que tem por objetivo contribuir com o fortalecimento da economia do Estado.

- Empréstimo para negativado: Crédito fácil, rápido e online para você quitar suas dívidas sem burocracia

“A linha traz o diferencial de liberar o crédito para o empreendedor que também está com restrição financeira em decorrência da pandemia. No momento, nosso foco é liberar de 6 mil a 10 mil reais para atender o maior número possível de profissionais, com crédito mais ágil e menos burocracia. No entanto, também serão analisados valores de até 30 mil reais”, explica Denise Rocha.

Para ter acesso ao crédito é necessário que o empresário consulte a documentação disponível no site www.fomento.to.gov.br, ou pelos canais de atendimento; por agendamento na Sede da Agência, em Palmas; ou então um operador de crédito credenciado em Gurupi. Após a solicitação, técnicos da instituição farão análise dos casos para liberação dos recursos.

Ações durante a Pandemia

Desde o início da crise provocada pela pandemia da Covid-19, a Agência de Fomento vem sendo um braço do Governo do Tocantins para fortalecer a economia do Estado e ajudar empresários com a oferta de linhas de créditos que apresentam taxas de juros, carência e prazo de pagamento das parcelas em condições mais facilitadas que as encontradas em instituições financeiras privadas.

No mês de março, por determinação do governador Mauro Carlesse, a Agência de Fomento prorrogou o prazo para o pagamento das parcelas de empréstimos e financiamentos, de clientes adimplentes, além de oferecer linhas de Capital de Giro com carência e taxa reduzida para os diversos segmentos.

Já no final do mês de abril, o órgão anunciou que recebeu novos aportes de recursos do Governo do Tocantins e de outros fundos no valor de mais de R$ 31 milhões para ofertar crédito a pequenos empreendedores, inclusive os da Agricultura Familiar, Microempreendedores Individuais (MEIs) e da área do Turismo.

Atendimento

O expediente na sede da Agência de Fomento, em Palmas, é das 10 às 17 horas (feito por agendamento). Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar nos telefones. O atendimento também é feito via e-mail: atendimento@fomento.to.gov.br.