Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Hemorrede do Estado, informa que todos os hemocentros do Tocantins precisam com urgência de doações de sangue. As unidades já se encontram com estoque insuficiente de O negativo, sendo que também é necessário abastecer as outras tipagens que apresentam índices alarmantes.

“Nós temos pacientes que necessitam de sua solidariedade e para isso os bancos de sangue precisam urgentemente da sua presença. Solicitamos aos nossos doadores que procurem o serviço de hemoterapia para que façam a doação de sangue de forma segura e tranquila, obedecendo todas as normas de segurança”, pede a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes.

Os hemocentros do Estado estão realizando as doações com agendamento prévio feito pelos doadores, seguindo todos protocolos de segurança disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) para que se evite aglomerações durante este período de pandemia. Assim, os doadores podem efetuar suas doações com total tranquilidade e segurança.

Todas as unidades de coleta de sangue da Hemorrede Tocantins seguem funcionando de forma regular, com todas as unidades abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, exceto as unidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) e de Porto Nacional que não ficam abertas para atendimento. Em Palmas, a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232 e 0800-6428822, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.

Critérios para doações

Para ser um doador é preciso estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter entre 16 e 69 anos e portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional). Os jovens entre 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais.