Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Artistas dos mais diversos segmentos da arte no Tocantins se reúnem nesta segunda-feira, 25, via webconferência, para a realização da Conferência Estadual de Cultura. Com o tema “A Lei de Emergência Cultural e os Reflexos no Tocantins”, o objetivo é reunir artistas, grupos, órgãos públicos e privados para debater o projeto de lei 1.075 de 2020, popularmente batizado de Lei da Cultura. O texto, que é relatado pela deputada federal Jandira Fedhali (PC do B), prevê uma série de auxílios à classe artística em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. A iniciativa é da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac). 

A transmissão será realizada de 20h às 22h30 pelo Canal Resistência Contemporânea, no Youtube. Participam como expositores o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, a assessora técnica da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Chris Ramires, o professor Mestre em Ciência Política e criador do Canal Resistência Contemporânea, Gilbert Martins e o presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), Kaká Nogueira, e inscritos ao vivo. A mediação será realizada pelo ator, diretor e produtor cultural Cícero Belém.

De acordo com o presidente da Fetac, Kaká Nogueira, o encontro visa articular o setor cultural, afim de incentivar os deputados federais no Tocantins, poder público e entidades de classe a garantir a aprovação e efetivação da Lei de Emergência Cultural. “Essa mobilização é muito importante para que se possa assegurar a aprovação do PL, que vai garantir que estados e municípios executem a política de cultura no País e a descentralização de recursos, fundamental para que nós no Tocantins também possamos reduzir os impactos dessa pandemia na cultura”, declarou o artista.