Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Mesmo sendo a primeira cidade tocantinense no ranking de casos do novo coronavírus, contabilizando 1205 registros até esta segunda-feira, 25, Araguaína informa queda de 25% nas internações de pacientes. De terça-feira a sábado, dias 19 a 23, haviam 578 casos ativos para covid-19, com índice de ocupação dos leitos em 4,84%, e mesmo com o crescimento das confirmações, até o último sábado, as internações caíram para 3,63% dos 743 confirmados.

Até esta segunda-feira, 63 pacientes haviam sido internados em Araguaína. Desses, 18 foram a óbito (todos da UTI), 23 tiveram alta melhorada (22 clínicos e 1 UTI) e 22 permanecem internados.

Mais leitos disponíveis

Além de menos internações, o número de leitos exclusivos para pacientes com covid-19 também aumentou. No período citado, houve crescimento de 43% de disponibilidade de leitos, sendo um salto de 22 para 52 livres. O número de leitos ocupados praticamente se manteve, de 45 para 44.

Dentre os novos leitos estão calculados os 20 do Hospital Municipal de Campanha, que iniciou as atividades na última semana. A unidade instalada pela Prefeitura de Araguaína é a primeira preparada exclusivamente para o combate ao covid-19 no Tocantins.

Mais vidas salvas

Araguaína tem percentual de mortes em relação ao total de casos confirmados de 1,32%, em termos comparativos, o Tocantins tem 2,38%, o Brasil 6,46% e a Alemanha, que é destaque mundial no combate ao coronavírus tem 4,58% de letalidade.

“Todos os dias as enfermeiras ligam para essas pessoas que estão em isolamento domiciliar e fazem uma triagem. Quem apresenta alteração é encaminhado para atendimento por telemedicina. É o médico que define a internação ou não”, explicou a diretora geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Maria Dulcimary Fonseca.

Controle epidemiológico

Já são mais de mil casos confirmados para covid-19 em Araguaína, mas ao invés do crescimento exponencial a curva de contágio está equilibrando. Em 27 de abril, o índice de contágio quase chegava aos 25% semanais e desde o começo de maio não tem passado de 5%. “Começo a enxergar uma luz no fim do túnel”, disse Dimas sobre a normalização das atividades no Município. Até sábado o número de recuperados já era 38,61% dos casos já confirmados. (Assessoria Prefeitura de Araguaína)