Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foram mais 57 pacientes recuperados contra 54 novos casos para a doença registrado em Araguaína

Foram mais 57 pacientes recuperados contra 54 novos casos para a doença registrado em Araguaína Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Foram mais 57 pacientes recuperados contra 54 novos casos para a doença registrado em Araguaína Foram mais 57 pacientes recuperados contra 54 novos casos para a doença registrado em Araguaína

Araguaína registrou seu primeiro dia de balanço positivo na recuperação de pacientes com Covid-19, no último sábado, 23. Na diferença com a sexta-feira, 22, foram mais 57 pacientes recuperados contra 54 novos casos para a doença. 

O número de recuperados também vem avançando em relação aos ativos, chegando a 39%, mesmo com 1.137 casos confirmados. No sábado passado, 16, a proporção era de 24%, praticamente metade dos casos atuais, 580.

“Esses pacientes são aqueles que enfrentaram a quarentena de 14 dias, em isolamento domiciliar, ou tiveram alta hospitalar. Havia até o sábado, 698 pacientes que estavam sendo monitorados pela Saúde”, explicou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

A secretária ainda recomenda que esses pacientes considerados recuperados tenham cautela. “Caso sinta algum cansaço, algum desconforto respiratório, que procure uma unidade de saúde. Depois da recuperação, é preciso de devagar no retorno das atividades, principalmente no exercício físico”.

Mais vidas salvas

Todos os dias as enfermeiras ligam para essas pessoas que estão em isolamento domiciliar e fazem uma triagem. Quem apresenta alteração é encaminhado para atendimento por telemedicina. É o médico que define a internação ou não.

Araguaína tem percentual de mortes em relação ao total de casos confirmados de 1,32%, em termos comparativos, o Tocantins tem 2,38%, o Brasil 6,46% e a Alemanha, que é destaque mundial no combate ao coronavírus têm 4,58% de letalidade.

Testagem

Araguaína é o município na região com maior número de testes realizados para detecção do novo coronavírus na população. Desde 25 de março, quando os primeiros testes rápidos chegaram à cidade, um total de 4.061 casos suspeitos da doença já foram testados, sendo 2.847 descartados e 1.214 com diagnóstico positivo até o último domingo, 24.

A Prefeitura já adquiriu no total 1.000 testes rápidos, recebeu outros 1.630 do Ministério da Saúde, por meio do Estado, e 450 doados pelas empresas Minerva Foods e Gelnex. Além disso, o Município adquiriu 6.000 tubos e 12.000 swabs para a montagem dos kits de coleta do exame PCR.