Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em tempo de pandemia, quando as artes acabam sendo o grande respiro nesses longos dias de isolamento social, o Clube de Leitura do Sesc em Palmas realizará a sua 7ª edição de forma on-line às 19h desta quinta-feira, dia 28 de maio. O livro a ser discutido será “Laços de Família”, de Clarice Lispector, via plataforma Google Meet, e que terá seu link disponibilizado no dia do evento. 

Uma forma de promover o livro e incentivar a leitura, a ação é uma realização do Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte. A participação é gratuita.

Homenageando o centenário de nascimento de Clarice Lispector (1920-1977), o Clube de Leitura do Sesc volta a ser realizado, mas de forma virtual, diante do cumprimento das normas de segurança em saúde adotadas pelo Estado e pelo Município. A plataforma a ser utilizada será o Google Meet e o link será disponibilizado gratuitamente aos interessados no dia do evento.

Laços de Família – resumo

Coletânea publicada em 1960 pela escritora Clarice Lispector, a obra tem seus contos interligados por meio de uma temática comum a quase todos: o desentendimento familiar. As personagens criadas pela autora são pessoas comuns, massacradas pela banalidade comum da existência, mas que buscam a libertação. O livro é composto de 13 contos: Devaneio e embriaguez de uma rapariga, Amor, A imitação da Rosa, Os laços de família, Feliz aniversário, Preciosidade, Mistério em São Cristóvão, O búfalo, Uma galinha, A menor mulher do mundo, Começos de uma fortuna, e O crime do professor de matemática.

Sobre a autora

A escritora nasceu na Ucrânia como Chaya Pinkhasovna Lispector e foi naturalizada brasileira, como Clarice Lispector, e é reconhecida como uma das mais importantes escritoras do Século XX. Escreveu romances, contos e ensaios e também atuou como jornalista. Nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Chechelnyk, na Ucrânia. Sua família tinha origem judaica e emigraram para o Brasil em março de 1922, fixando-se na cidade de Maceió (AL). Residiu ainda em Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ), onde faleceu em 9 de dezembro de 1977.

Dentre algumas de suas obras, podemos destacar: Perto do Coração Selvagem, 1944; O Lustre, 1946; A Cidade Sitiada, 1949; Alguns Contos, 1952; A Maçã no Escuro, 1961; A Paixão Segundo G.H., 1964; A Legião Estrangeira, 1964; O Mistério do Coelho Pensante, 1967; A Mulher Que Matou os Peixes, 1969; Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres, 1969; Felicidade de Clandestina, 1971; Água Viva, 1973; Imitação da Rosa, 1973; A Via Crucis do Corpo, 1974; A Vida Íntima de Laura, 1974; e A Hora da Estrela, 1977. (Fonte: https://www.infoescola.com/literatura/clarice-lispector/).

Clube de Leitura do Sesc

Ação cultural realizada pela Biblioteca e pela Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, sendo, antes da pandemia, na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Agora, via internet. Para participar, basta acessar o link no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

Biblioteca C.A. Palmas

Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD's, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Em tempos normais, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50.

Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.