Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Começa oficialmente nesta quarta-feira, 27, a 20ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). O evento se estende até a próxima sexta-feira, 29. Respeitando as recomendações de distanciamento social, neste ano a Feira será realizada 100% digital, possibilitando visita aos estandes, participação em palestras, lives e minicursos, tudo de maneira remota, utilizando plataformas digitais.

Durante os três dias da Feira, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estará com programação especial, composta por minipalestras gravadas, com orientações de técnicos e especialistas do Instituto sobre variados temas, dentro das competências da Instituição. Os assuntos abordados pelo órgão ambiental são relevantes e corroboram com o tema central da Agrotins -Cerrado Sustentável. 

A partir do meio dia desta quarta-feira, 27, os visitantes da Agrotins 100% Digital já poderão assistir as palestras quantas vezes quiserem. E mesmo não sendo ao vivo, o público poderá interagir, conversar com os técnicos e especialistas do Instituto e tirar dúvidas sobre os temas apresentados. Para tanto, basta enviar um e-mail direto para o palestrante, que este responderá aos questionados que lhes forem feitos. 

Para assistir às palestras basta acessar o link: https://agrotins.to.gov.br/programacao/palestras-gravadas,videos/27-05-2020/31-12-2020

Confira abaixo a relação das minipalestras apresentadas pelo Naturatins:

Palestra: Manejo Integrado do Fogo (MIF) em Unidades de Conservação do Tocantins

Resumo: Abordagens e conceitos do Manejo Integrado do Fogo – MIF e suas aplicações nas Unidades de Conservação do Tocantins, no contexto de gestão da paisagem, visando à prevenção aos incêndios florestais, o controle e o monitoramento das queimadas desenvolvidas nas UCs.

Palestrante: Warley Carlos Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins. Mestre em Gestão de Áreas Protegidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com vasta experiência como gestor de Área Protegida, processos de gestão do fogo e desenvolvimento de atividades no contexto do MIF, com forte atuação no Projeto Cerrado.

Contato: warley.rodrigues@naturatins.to.gov.br

Palestra: Informações sobre os processos e protocolos de documentos digitais (Naturatins)

Resumo: A apresentação aborda temas relacionados ao protocolo de documentos e os processos digitais do Naturatins. Ou seja, através do envio de e-mails dos interessados e usuários, atualmente os procedimentos ocorrem 100% digitais.

Palestrante: Felipe Mansur Pimpão, secretário-geral do Naturatins, inspetor de Recursos Naturais. Graduado em Geografia, atuou como professor do ensino fundamental, médio e pré-vestibular. Entrou para o Naturatins em 2013 como analista de outorga de recursos hídricos, foi supervisor da outorga e posteriormente supervisor da Segurança de Barragens.

Contato: presidencia@naturatins.to.gov.br

Palestra: Política Estadual de Uso Sustentável de Capim-dourado e do Buriti – Lei nº 3.594, de 18/12/2019

Resumo: A instituição da Política Estadual de Uso Sustentável de Capim-dourado e do Buriti, que representa a consolidação de 15 anos de atuação do Governo do Estado, por meio do Naturatins e parceiros com as comunidades tradicionais e instituições de pesquisa.

Palestrante: Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, bióloga/inspetora de Recursos Naturais do Naturatins. Especialista em Gestão de Unidades de Conservação, com aperfeiçoamento em Manejo de Áreas Protegidas pela Colorado State University. Aperfeiçoamento em Áreas Protegidas e Corredores Biológicos pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino de Costa Rica. Mestre em Ciências do Ambiente, pela Universidade Federal do Tocantins.

Contato: beag482@gmail.com

Palestra: Cefau - Reabilitação de Animais Silvestres

Resumo: Abordagem de como funciona o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), que tem como  objetivo garantir a proteção da fauna silvestre, por meio de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente que vislumbrem a prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.

Palestrante: Grasiela Alves Pacheco, médica-veterinária e inspetora de Recursos Naturais. Formada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (SP) e pós-graduada em Clínica Médica de Animais Selvagens e em Gestão Ambiental.  Atuou em canis como no 24° BPM/I 1º Cia PM-4°Pel/PM, em Espírito Santo do Pinhal (SP). Atuou na Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

Contato: graalvespacheco@hotmail.com

Palestra: Centro de Monitoramento Ambiental

Resumo: Rotina das atividades desenvolvidas pela Gerência de Monitoramento e Gestão de Informações Ambientais. Além de enfocar o lançamento do Centro de Monitoramento Ambiental do Naturatins.

Palestrante: Renato Pires da Silva, inspetor de Recursos Naturais e atualmente gerente de Monitoramento e Gestão de Informações Ambientais do Naturatins. Graduado em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e especialista em Georreferenciamento de imóveis rurais. Servidor efetivo do Naturatins desde o ano de 2013.

Contato: renato.silva@naturatins.to.gov.br

Palestra: Fiscalização e Licença de Pesca

Resumo: Estrutura da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental, Carteira de Pesca Amadora, Portaria da Cota Zero, Fiscalização Integrada, Polos de Fiscalização, Monitoramento, multas, além dos diversos tipos de monitoramento.

Palestrante: Eliandro Carlos Gualberto, diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins.  Major da Polícia Militar do Estado do Tocantins, bacharel em Direito, bacharel em Segurança Pública, especialista em Gestão Pública, especialista em Docência do Ensino Superior.

Contato: eliandro.gualberto@naturatins.to.gov.br

Palestra: Conversão de Multas Ambientais

Resumo: Legislações Ambientais, modernização do órgão, Banco de Projetos, multa simples que pode ser convertida em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, implementação do Centro de Monitoramento Ambiental e implementação do Formulário Eletrônico da Fiscalização Ambiental.

Palestrante: Eliandro Carlos Gualberto, diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins. Major da Polícia Militar do Estado do Tocantins, bacharel em Direito, bacharel em Segurança Pública, especialista em Gestão Pública, especialista em Docência do Ensino Superior.

Palestra: Criação de Passeriformes Silvestres Nativos e o Sispass 

Resumo: A criação de passeriformes silvestres nativos / regulamentação sobre o manejo em todas as etapas de criação. No Tocantins, a licença para este atividade é emitida pelo Naturatins através da utilização do Sistema de Gestão de Criação de Passeriformes Silvestres Nativos - Sispass.

Palestrante: Tiago Scapini, biólogo graduado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), pós - graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto de Ensino e Pesquisas - IEP, professor da Rede Estadual de Ensino do estado do Tocantins e servidor efetivo do Naturatins desde o ano de 2013.

Palestra: Projeto Quelônios e sua importância para a preservação no estado do Tocantins

Resumo - Aborda a parceria entre o Naturatins, Ibama, Unitins, UFT, BPMA entre outros participantes na execução do Projeto Quelônios no Rio Araguaia. Com ênfase na necessidade de fiscalização para preservação da Tartaruga da Amazônia. Além de medidas de monitoramento e manejo reprodutivo na região do Parque Estadual do Cantão.

Palestrante - Oscar Barroso Vitorino Jr. possui doutorado em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Ambientais, da Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Tocantins e Graduação em Biologia pela Universidade de Brasília. Hoje coordena o Projeto Quelônios do Tocantins e é membro do Comitê Executivo do Pró Espécies.

Contato: oscarjr.vitorino@gmail.com