Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

O Governo do Estado por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) confirmou um novo caso de mormo em uma mula, numa propriedade rural, localizada no município de Dueré. A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório de western blotting. A eutanásia do animal será realizada nesta quarta-feira, 27.

O método utilizado será o químico com o fármaco T-61. "Visando o bem estar animal, a Adapec adquiriu recentemente este fármaco, no qual têm por objetivo realizar a eutanásia do animal por meio químico levando a indução à morte de forma rápida, sem dor e com mínimo de estresse," ressaltou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Segundo a Agência, todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas. Além da interdição da propriedade e eutanásia do equídeo, será feito saneamento na propriedade rural, bem como investigação dos animais considerados vínculos epidemiológicos para colheita de material de todos os animais susceptíveis à doença, entre outros.

O responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Raydleno Mateus Tavares, relatou que a Agência recebeu a informação da confirmação do caso, por meio do laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "O proprietário do animal primeiramente fez o exame num laboratório particular credenciado ao Mapa, que obteve resultado positivo no teste sorológico de triagem com o método de diagnóstico Elisa. A amostra foi então enviada para o laboratório oficial ( LANAGRO), onde também foi confirmada por meio do exame western blotting que é o exame complementar confirmatório ," explicou Raydleno.

Este é o primeiro caso de mormo no município de Dueré, e o quarto este ano no Estado, todos registrados na região sul do Tocantins. E por se tratar de uma zoonose, a Agência comunicou a Secretaria da Saúde do Estado sobre a confirmação do caso, conforme prevê a legislação.

Vale lembrar que em casos de suspeita da doença, o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 63 11 22, bem como denunciar trânsito clandestino de animais.

Mormo

O mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.