Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Para ter acesso a ferramenta Produtor On-line é preciso fazer login e senha na Adapec

Para ter acesso a ferramenta Produtor On-line é preciso fazer login e senha na Adapec Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Para ter acesso a ferramenta Produtor On-line é preciso fazer login e senha na Adapec Para ter acesso a ferramenta Produtor On-line é preciso fazer login e senha na Adapec

Se antes o produtor rural tinha que se descolar da propriedade rural para ir até o escritório da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), agora tem toda comodidade e facilidade com o serviço disponível digital. Se o produtor ainda não tem acesso a ferramenta, que está no site adapec.to.gov.br, basta procurar a instituição para obter login e senha, rápido, prático e seguro, sem sair da propriedade rural. 

Com a pandemia, a unidades da Agência estão atendendo por agendamento. Portanto para fazer o cadastro que só é feito presencial, o interessado deverá agendar um horário por telefone, eles estão disponíveis no site adapec.to.gov.br.é necessário levar a documentação pessoal; assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para obter login e senha. Além disso, inserir um saldo pré-pago para gerar a e-GTA.

Em 2019, pelo sistema online foram emitidas 23.833 e-GTAs, ano em que foi disponibilizado o recurso virtual. Porém, os dados demonstram que dos 77.011 produtores rurais com exploração pecuária apenas 7.484, ou seja, 10% estão utilizando o serviço on-line.

 PGA
O Sidato da Adapec é integrado a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), uma ferramenta informatizada, de integração de sistemas com a formação de uma Base de Dados Única (BDU) nacional, de utilização pública, contendo as informações que existem nos 27 Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária do país e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Novidades

A Adapec está contando com o apoio da Secretaria da Fazenda e da Agência de Tecnologia da Informação para que nos próximos meses os sistemas sejam interligados e os serviços possam ser ampliados.