Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um crime não muito comum no Tocantins, mas existente, principalmente em zona rural, é o crime de roubo ou furto de máquinas e veículos agrícolas. Em razão de os veículos e implementos agrícolas não possuírem o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), eles não podem ser cadastrados no sistema nacional pra que sejam localizados após um roubo ou furto. Nesse caso, os proprietários dos veículos agrícolas possuem apenas a nota fiscal.

O delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), Rossílio Souza Correia, alertou sobre os cuidados com os veículos e orientou os proprietários sobre como devem guardar estes veículos. Segundo ele, estes veículos jamais devem ser deixados em locais ermos ou rotatórias, mas sim em galpões. Contratar seguro; instalar mecanismos de segurança nas máquinas agrícolas (travas, chaves codificadas, alarmes, rastreadores, bloqueadores); manter sempre contato com os policiais da patrulha rural mais próxima e evitar deslocar com veículos e máquinas agrícolas durante a noite são algumas das medidas valiosas para não ser alvo de furto e/ou roubo.

O delegado sugeriu também que é sempre bom manter os veículos em boas condições, evitando as paradas na estrada por defeitos mecânicos ou troca de pneus, evitar socorrer estranhos que estejam sinalizando defeito em seu veículo na estrada, especialmente à noite. “Se perceber que está sendo seguida por outro veículo, aja com naturalidade, pare na fazenda mais próxima, em busca de socorro e avise a polícia, caso seja vítima de um acidente de trânsito que pareça proposital, não pare para constatar danos, procure a fazenda mais próxima e peça socorro” destacou o delegado, completando ainda que os proprietários devem manter nos veículos e implementos agrícolas “algumas particularidades que permitam uma identificação imediata caso estes sejam levados por bandidos’”.

Outra importante orientação do delegado Rossílio Correia é para que, “em caso de assalto, não reaja, a sua vida é muito mais importante do que os bens materiais. Ligue imediatamente para a polícia militar no número 190, para a PRF da região e procure uma delegacia mais próxima e registre Boletim de Ocorrência. Em Palmas, procure a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) para registro do Boletim de Ocorrência” explicou.

A DERFRVA está localizada no  Complexo II de Delegacias Especializadas - Av. Teotônio Segurado, Qd. 202 sul, Conj.01, Lt. 04, Plano Diretor Sul.