Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Tom Lyra participou da ‘live’ com o presidente da Acipa nesta sexta-feira, 29

Tom Lyra participou da ‘live’ com o presidente da Acipa nesta sexta-feira, 29 Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Tom Lyra participou da ‘live’ com o presidente da Acipa nesta sexta-feira, 29 Tom Lyra participou da ‘live’ com o presidente da Acipa nesta sexta-feira, 29

As ações do Governo do Estado para reduzir os impactos do novo coronavírus (Covid-19) na vida da população tocantinense, em especial dos empresários, foi tema da ‘live’ sobre as demandas do comércio na pandemia nesta sexta-feira, 29. Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), a transmissão foi mediada pelo presidente da entidade, Joseph Madeira, que entrevistou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.

Joseph enfatizou a postura de diálogo contínuo com a classe, mantida pelo Governo do Estado. “Este é um momento em que esperamos que as autoridades possam nos ouvir, se esforcem para nos entender e estender a mão, e o Governo tem feito isso desde o início da pandemia”, ressaltou, ao completar que a Sics se tornou, de fato, a “casa do empresário”.

Por sua vez, Tom Lyra apresentou um resumo do diagnóstico econômico estadual, pontuando a importância da classe empresarial. “Temos mais 1,5 milhões de habitantes, e cerca de 339 mil pessoas ocupadas, estamos acima da média brasileira”, pontuou, lembrando que esta performance positiva se deve, principalmente, aos pequenos negócios, apontando que mesmo diante da crise o Tocantins deverá permanecer como um dos estados com menores índices de demissão do país.

O secretário citou ainda as ações macro do Governo, como a distribuição de cestas básicas para os tocantinenses em situação de vulnerabilidade, o projeto de regulação de parcerias público-privadas, a recuperação das rodovias, as ações voltadas para o equilíbrio fiscal, o cumprimento da folha de pagamento dos servidores em dia.

Entre as ações específicas da Sics/Adetuc, citou os recursos alocados para socorrer os empresários, lembrando que o Governo busca saídas para facilitar a liberação dos empréstimos, e também as reuniões com as empresas Energisa e BRK para reduzir os impactos financeiros dos empresários, além das assinaturas de contratos para o Termos de Acordo de Regime Especial (Tare). “Neste período de recessão que estamos vivendo, há empresas buscando a expansão”, disse, ao enfatizar os esforços do governador Mauro Carlesse para reverter os impactos negativos da pandemia, garantindo saúde física e financeira aos tocantinenses.