Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

A cidade de Porto Nacional é conhecida também como a capital cultural do Tocantins. A partir dessa importância histórica e cultural da cidade, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) incluiu o município na inventariação turística da região de serras e lagos. O trabalho da Adetuc na cidade iniciou nessa terça-feira, 15, e segue até o dia 18.

A inventariação envolve o levantamento, identificação e registro dos atrativos, além de serviços e equipamentos turísticos e infraestrutura de apoio ao turismo. Todas as informações serão armazenadas de forma online na Plataforma Integrada de Turismo (PIT) e serão utilizadas para o planejamento, gestão e promoção da atividade turística no Estado. A Plataforma poderá ser acessada por todos que tenham interesse de conhecer o potencial e as atrações existentes na cidade, facilitando e ampliando o fluxo de turistas.

O inventário foi aprovado pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e é pré-requisito para que o município participe do Mapa do Turismo Brasileiro, programa do Ministério do Turismo (MTur).

Conforme o secretário Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Fernando Windlin, “o trabalho é recebido com bastante alegria pela gestão porque os turistas vão ter acesso, em uma plataforma digital, às principais informações sobre a cidade, como pontos turísticos e culturais, hotéis, restaurantes, rede bancária, entre outras informações que os turistas buscam antes mesmo de fazer a sua viagem”, explicou Fernando.

Para o secretário de Cultura e Turismo do Estado, Hercy Filho, "este trabalho é fundamental para nortear as ações do Governo do Estado visando melhorias em infraestrutura e prestação de serviços aos turistas e também para levarmos as demandas dos municípios ao Ministério do Turismo”, finalizou o secretário.