Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação A PTV é exigida para o transporte de plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária A PTV é exigida para o transporte de plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária

Investindo em novas tecnologias que facilite a vida dos produtores rurais tocantinenses e agilize o processo de produção, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), implementou recentemente no Estado,  a emissão online da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). O documento é exigido para o transporte rodoviário, aéreo, hidroviário e ferroviário de plantas ou partes de vegetais com restrição fitossanitária.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que com a implantação do sistema de emissão online de PTV, a Agência avança no sistema tecnológico que desburocratiza os serviços oferecidos aos produtores rurais. 

“O sistema já está funcionando em todo o Estado, permitindo que o produtor rural possa acessar e imprimir a PTV direto de sua casa, do escritório ou onde estiver. E para ter acesso a este serviço, basta o produtor rural que possui Unidade de Produção procurar a Adapec e realizar um cadastro, onde ele obterá um login e senha para ter acesso à emissão do documento,” explicou a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec, Lidiana Lira Vieira.

PTV

A PTV é exigida para o trânsito de plantas ou partes de vegetais como medida de controle de pragas quarentenária presente, praga não quarentenária regulamentada, praga de interesse da Unidade da Federação e por exigência de país importador, salvo quando for dispensada em normas específica da praga.