Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Populares utilizam higienizador automático de mãos no centro de Dianópolis Populares utilizam higienizador automático de mãos no centro de Dianópolis

O empresário do ramo da eletrônica do município de Dianópolis/TO, Hermam Póvoa, desenvolveu um higienizador de mãos automático (espécie de reservatório sanitário portátil) que possibilita aos populares do município higienizarem suas mãos durante o período em que estiverem em circulação pelo centro da cidade. A ferramenta foi instalada próximo à agência do Banco do Brasil, está à livre disposição da comunidade e entra na guerra contra o novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

“Nesse momento de isolamento e reclusão a gente começa a refletir como podemos ajudar o próximo e ao mesmo tempo combater a disseminação do novo coronavírus. Nisso, tivemos a ideia de desenvolver uma ferramenta que permitisse a lavagem e higienização das mãos, considerada uma das principais medidas de combate a transmissão da doença”, disse o empresário, ao destacar que uso pouco mais de R$ 150 para desenvolver a ferramenta, pois os acessórios utilizados são encontrados facilmente em lojas de materiais de construção.

Funcionamento

O higienizador de mãos automático é acionado pelo usuário por meio de uma pedaleira, o que impossibilita o contato das mãos diretamente na ferramenta. O reservatório tem capacidade para 50 litros de água e 800 ml de sabonete líquido, com a possibilidade de atender até 80 pessoas. “A tecnologia permite ainda que você amplie o reservatório para 100 litros e duplique a quantidade de atendimentos”, disse Hermam, ao revelar que o higienizador possui um temporizador, que permite uma vazão racional da água durante a lavagem.

O higienizador de mãos automático possui uma bateria interna para acionamento, com uma autonomia de até 15 dias. “Inclusive, esse higienizador pode ser instalado diretamente nas estruturas hidráulicas e elétricas do município, o que pode ter seu uso permanente, enquanto for preciso, necessitando apenas a reposição do sabonete líquido”, disse o inventor, ao destacar que toda água utilizada é descartada, via sistema de tubulação, nas bocas de lobo da cidade.

Hermam já apresentou a inovação ao governo municipal e espera uma resposta da Prefeitura de Dianópolis para instalar a tecnologia nas estruturas de água e energia do município. Segundo o empresário, ele mesmo fará a reposição de água e sabonete, bem como as manutenções necessárias para que a ferramenta esteja em plena atividade durante a pandemia.