Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Para ele, por falta de testagens mais rigorosas, pessoas assintomáticas espalham, sem saber que estão infectadas

Para ele, por falta de testagens mais rigorosas, pessoas assintomáticas espalham, sem saber que estão infectadas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Para ele, por falta de testagens mais rigorosas, pessoas assintomáticas espalham, sem saber que estão infectadas Para ele, por falta de testagens mais rigorosas, pessoas assintomáticas espalham, sem saber que estão infectadas

Na sessão da Câmara de Vereadores de Palmas nesta terça-feira, 2, o vereador Milton Neris (PDT) disse que é uma vergonha que Palmas só tenha feito apenas 6 testes em um dia no Laboratório Municipal e só disponha (conforme divulgado por ela mesmo) de apenas 20 leitos de UTI para atendimento a pessoas com o novo coronavírus na rede pública para uma população de quase 300 mil habitantes.

Na rotina de exames de domingo, nos laboratórios públicos e privados de Palmas, foram realizados 37 testes. O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins  (LACEN-TO) fez 30 exames, descartando 20 casos e confirmando 10 resultados. Apenas um teste foi realizado em laboratório particular, com resultado positivo. Já o Laboratório Municipal de Palmas realizou apenas seis exames.

“Mas que vergonha, a prefeita informar que adquiriu 10 mil testes e ter recebido outros 15 mil do Tribunal de Justiça e aplicar só meia dúzia em um único dia. Por ser domingo? Como se o vírus folgasse aos finais de semana”, avaliou.

Transmissão comunitária

Outro ponto abordado por Milton Neris é o fato de Palmas ter ultrapassado os 640 casos confirmados, e a Vigilância Epidemiológica admitir que 42% das pessoas já foram contaminadas por meio de transmissão comunitária. Segundo ele, se a transmissão comunitária é tão grande, e por ser comunitária deve aumentar mais ainda, a Prefeitura deveria começar a testar sintomáticos, não somente os casos graves, mas também os leves e moderados, e os assintomáticos que tiveram contato com doentes. Ampliar a disponibilização de testes para a população, em sua opinião, é medida preventiva.

Para ele, por falta de testagens mais rigorosas, pessoas assintomáticas espalham, sem saber que estão infectadas, a Covid-19 na Capital. “Ampliar a testagem é importante para a própria gestão, que parece jogar contra ela mesma, para a avaliação da velocidade de expansão do vírus ao longo do tempo e ser mais certeira na prevenção de novos casos”, sugeriu.

Neris questionou a gestão municipal ainda o fato dela não ter adquirido ainda uma UTI Móvel, após 70 dias de pandemia. “Ter somente 20 leitos na rede pública, e contar com os leitos da rede particular, não é motivo de se vangloriar. O cidadão é atendido pelo SUS, não tem como pagar uma fortuna para ser internado na rede privada”, argumentou.

Segundo o pedetista, a população está em casa com medo, e esse medo inclui o temor de ser infectada e não dispor de atendimento. “Não vejo ações concretas no combate à pandemia em Palmas. O Brasil nem atingiu o pico na curva de doentes, e Palmas nem metade da curva de subida”, analisou o parlamentar, solicitando que a Câmara de Vereadores tome medidas mais enérgicas e cobrar tanto da prefeita como do COE (Centro de Operações de Emergência em Saúde) suas responsabilidades. “Cadê o planejamento, não vale cobrar ou culpar apenas a população pelos novos casos”, advertiu.