Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o vereador Lúcio Campelo (MDB) alerta o Executivo e a população palmense sobre as queimadas - que encontram na estiagem o clima perfeito para a devastação da fauna e da flora. Campelo defende cuidado antecipado. "Sei que é preocupação da prefeita Cinthia e me disponho a ajudar como puder. O quanto antes organizarmos ações e definirmos estratégias, mais acertado será o combate aos focos", frisa.
Os meses de agosto, setembro e outubro são os que mais registram focos de queimadas no Estado. Além de trazer prejuízos ao meio ambiente, também causam danos à sociedade, em especial à saúde pública. Incêndios também são inimigos da rede elétrica, trazendo perigo e interrupção do fornecimento. "Grande parte dos focos são ocasionados pela ação humana. Uma simples bituca de cigarro, cacos de vidro, dentre outros objetos, podem trazer consequências para todos nós. A população também precisa fazer a sua parte", pede.
O vereador é autor de Projeto de Lei, em tramitação na Câmara de Palmas, que prevê a proibição, em todo o território palmense, de queimadas para limpeza de terrenos e de incineração de resíduos nas vias públicas e nos interiores dos imóveis, públicos ou particulares. O PL ainda regula queimadas controladas referentes às áreas rurais que só poderão ser realizadas com autorização e sob a supervisão dos órgãos ambientais competentes.
Comitê Municipal
A prefeita Cinthia Ribeiro instalou já neste mês de junho o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas (PrevIncêndio), um órgão executivo vinculado à FMA e à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU), por meio da Defesa Civil, que juntas têm a tarefa de prevenir a ocorrência de incêndios florestais urbanos na Capital. As atividades do Comitê serão voltadas principalmente às Áreas Verdes Urbanas (AVUs).
Crime
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, provocar incêndio ambiental é crime e, ao avistar um foco de queimada, a primeira coisa que o cidadão deve fazer é ligar para os telefones de Emergência: 193 (Bombeiros); 199 (Defesa Civil); ou 190 (Polícia Militar).