Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Campelo defende cuidado antecipado para que as queimadas não sejam, mais uma vez, um grande problema

Campelo defende cuidado antecipado para que as queimadas não sejam, mais uma vez, um grande problema Foto: Aline Batista/CM Palmas

Foto: Aline Batista/CM Palmas Campelo defende cuidado antecipado para que as queimadas não sejam, mais uma vez, um grande problema Campelo defende cuidado antecipado para que as queimadas não sejam, mais uma vez, um grande problema

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, o vereador Lúcio Campelo (MDB) alerta o Executivo e a população palmense sobre as queimadas - que encontram na estiagem o clima perfeito para a devastação da fauna e da flora. Campelo defende cuidado antecipado. "Sei que é preocupação da prefeita Cinthia e me disponho a ajudar como puder. O quanto antes organizarmos ações e definirmos estratégias, mais acertado será o combate aos focos", frisa. 

Os meses de agosto, setembro e outubro são os que mais registram focos de queimadas no Estado. Além de trazer prejuízos ao meio ambiente, também causam danos à sociedade, em especial à saúde pública. Incêndios também são inimigos da rede elétrica, trazendo perigo e interrupção do fornecimento. "Grande parte dos focos são ocasionados pela ação humana. Uma simples bituca de cigarro, cacos de vidro, dentre outros objetos, podem trazer consequências para todos nós. A população também precisa fazer a sua parte", pede. 

O vereador é autor de Projeto de Lei, em tramitação na Câmara de Palmas, que prevê a proibição, em todo o território palmense, de queimadas para limpeza de terrenos e de incineração de resíduos nas vias públicas e nos interiores dos imóveis, públicos ou particulares. O PL ainda regula queimadas controladas referentes às áreas rurais que só poderão ser realizadas com autorização e sob a supervisão dos órgãos ambientais competentes.   

Comitê Municipal

A prefeita Cinthia Ribeiro instalou já neste mês de junho o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas (PrevIncêndio), um órgão executivo vinculado à FMA e à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU), por meio da Defesa Civil, que juntas têm a tarefa de prevenir a ocorrência de incêndios florestais urbanos na Capital. As atividades do Comitê serão voltadas principalmente às Áreas Verdes Urbanas (AVUs). 

Crime

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, provocar incêndio ambiental é crime e, ao avistar um foco de queimada, a primeira coisa que o cidadão deve fazer é ligar para os telefones de Emergência: 193 (Bombeiros); 199 (Defesa Civil); ou 190 (Polícia Militar).