Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Secretário Renato Jayme apresenta dados de desmatamento no Tocantins Secretário Renato Jayme apresenta dados de desmatamento no Tocantins

Na programação dos estados da região amazônica, em alusão ao dia mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 05 de junho, o Tocantins participou no dia, 4, quinta-feira, do Debate Online Estados Amazônicos Contra o Desmatamento Ilegal e Outros Ilícitos Ambientais, promovido pela Força Tarefa dos Governadores (GCF Task Force). O Governo do Tocantins foi representado pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme.

A transmissão ao vivo, que teve mais de 250 espectadores apresentou as medidas e ações que cada estado da Amazônia Legal está realizando no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais. O secretário Renato Jayme demonstrou dados positivos em comparação com o ano passado quanto ao desmatamento total no Estado.  De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no período de janeiro a maio do ano de 2019, no bioma Cerrado foram desmatados 753,01 km², no mesmo período, em 2020 a área desmatada foi 250,48 km², uma redução de 66%. Para o bioma Amazônico, em 2019 neste mesmo período o número foi de 1,1 km² contra 0,51 km² em 2020, uma redução de 50%.

O secretário destacou ainda, as ações de monitoramento e fiscalização realizada com os órgãos parceiros, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que inaugura nesta sexta-feira, 5, o Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (CIMDEA) do Tocantins que é mais um aparelhamento do estado que irá ajudar no monitoramento ambiental e consequentemente no combate do desmatamento ilegal e de outros crimes ambientais.

O secretário destacou a importância de se debater sobre desmatamento de forma aberta e acessível. “Discutir sobre crimes ambientais e, sobretudo sobre o desmatamento ilegal na região Amazônica em uma plataforma online, é de fundamental importância para mostrar a toda população que os Estados cuidam da Amazônia e que estão trabalhando para minimizar o desmatamento ilegal na região”.

A reunião foi presidida pela secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso e presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, Mauren Lazzaretti, e contou com a participação dos secretários de Meio Ambiente, Israel Milani (Acre), Robério Nobre (Amapá), Eduardo Taveira (Amazonas), Diego Rolim (Maranhão), Mauro O’de Almeida (Pará), Ionilson Sampaio (Roraima).