Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

As entregas dos kits são organizadas pelos gestores das unidades de ensino

As entregas dos kits são organizadas pelos gestores das unidades de ensino Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira As entregas dos kits são organizadas pelos gestores das unidades de ensino As entregas dos kits são organizadas pelos gestores das unidades de ensino

Os kits de alimentos, destinados aos estudantes da rede estadual de ensino, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado, da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), chegam a todos os municípios da Diretoria Regional da Educação (DRE) de Araguaína nesta terça-feira, 9. As últimas cidades da regional a receberem os kits são Piraquê e Filadélfia.

Paralela à finalização da entrega dos kits na regional de Araguaína, ocorre a entrega dos alimentos nos municípios de Mateiro e São Félix, localizados no território do Jalapão e pertencentes à Regional de Educação de Palmas. As unidades de ensino desses dois municípios atendem a um total de 829 estudantes, incluindo uma unidade de ensino localizada dentro do povoado Mumbuca, que atende a 80 alunos. Os carregamentos com os kits para esses municípios saíram de Palmas nesta segunda-feira, 8. 

“Em maio, somaram-se na primeira etapa 157.659 kits de alimentos entregues em todo o Estado, em pouco mais de um mês e meio. Finalizamos a primeira etapa pelas unidades de ensino da Regional de Dianópolis e agora finalizamos a primeira regional nessa segunda etapa. É um trabalho com várias frentes, para garantir a segurança alimentar dos nossos estudantes”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

A entrega dos kits vem ocorrendo de forma contínua, desde março, e é uma das políticas adotadas pelo Governo do Tocantins para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Essa ação foi pensada logo após a suspensão das aulas na rede estadual de ensino, considerando que muitos estudantes têm na alimentação escolar a sua principal refeição.

Até esta segunda-feira, a Regional de Araguaína já havia recebido 25.378 kits que, após serem entregues nas unidades de ensino, têm sua distribuição para os estudantes organizada pelos diretores, seguindo os protocolos dados pelas autoridades de saúde, que recomendam, por exemplo, o distanciamento social, o uso de máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel. No total, a Regional atende a 30.569 estudantes.

Kits

Os kits são entregues nas unidades de ensino para serem retirados pelos estudantes maiores de 18 anos, ou pelos responsáveis. Para os estudantes que residem na zona rural, a entrega é realizada na rota do transporte escolar. Nesta segunda etapa, os kits têm a seguinte composição: 5 kg de arroz, açúcar, sal, óleo, macarrão, feijão, flocão de arroz, sardinha, extrato de tomate e bolacha.