Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista/CM Palmas

Foto: Aline Batista/CM Palmas

O 'Junho Vermelho' é uma campanha nacional que busca incentivar a doação de sangue no País. Em decorrência da pandemia da Covid-19, os estoques em todas as unidades de coletas do Tocantins estão em baixa e o vereador Lúcio Campelo (MDB) faz apelo por doações. “Estamos em momento delicado e que requer cuidados, mas o alerta é para uma boa ação, com segurança garantida”, afirma.

A Hemorrede do Estado tem informado que todos os hemocentros do Tocantins precisam com urgência de doações de sangue. As unidades se encontram com estoque insuficiente. As doações estão sendo agendadas para evitar aglomerações e seguem recomendações de segurança do Ministério da Saúde. Pacientes com câncer, acidentados, cirúrgicos, enfermos em geral, necessitam dessas doações.

A Hemorrede orienta que os profissionais das unidades utilizam os equipamentos de proteção individuais e seguem os protocolos para evitar a contaminação por coronavírus. Em Palmas, a doação pode ser agendada pelo telefone 0800-6428822 e em Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Augustinópolis pelo telefone fixo.

Seja um doador

Para ser um doador é preciso estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 Kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter entre 16 e 69 anos e portar documento social de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional). Os jovens entre 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. (Com informações da SES