Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Milton Neris (PDT) endureceu o discurso na tribuna da Câmara de Palmas/TO na manhã desta terça-feira, 9, e disse que não admite descaso com a saúde das famílias palmenses. “A gestão conseguiu ser irresponsável ao ponto de privar três mil pessoas em Palmas de realizarem testes para Covid-19. E ainda admitiu publicamente esse crime contra vidas humanas. Situação grave como esta merece que tanto a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) quanto o COE (Centro em Operarão em Emergência) sejam responsabilizados criminalmente”, argumentou.

O vereador se manifestou após tomar conhecimento pela imprensa de que a Prefeitura de Palmas admitiu no sábado, 6, que deixou de testar cerca de três mil moradores da capital que apresentaram sintomas do novo coronavírus no começo da pandemia. “A própria diretora de vigilância em saúde de Palmas, Marta Malheiros, admitiu o que eu, incansavelmente, venho alertando, que faltou testes, e ela ainda destacou que não faz mais sentido agora testar depois de um mês dos sintomas”, lembrou.

Testagem

Além disso, segundo Neris, a Prefeitura de Palmas informou que de 15 de abril até 4 de junho o laboratório municipal realizou apenas 1.055 testes rápidos com 230 confirmações. “Volto a defender que o cenário ideal, conforme defendido por infectologistas, é que seja feita a testagem em massa, principalmente focando os sintomáticos leves, moderados e graves e os assintomáticos que tiveram contato com casos positivos”, sugeriu.

Para o vereador, a maneira como o município vem conduzindo essa crise pandêmica não lhe permite ficar calado diante de tanto amadorismo. “Isso leva nossa população ao medo e à falta de segurança, e não será possível a curto prazo conseguir mudar essa situação e dar garantias a um povo que está sem trabalhar, desempregado e sem mantimentos, pois a gestão não conseguiu até hoje doar mais que 6 mil cestas básicas em 90 dias”, apontou.

Subnotificação

Milton Neris lembrou que a Prefeitura de Palmas disse, em um primeiro momento, que adquiriu 6 mil testes e depois 10 mil testes, além de 15 mil doados pelo Tribunal de Justiça (TJ). “Mas, ontem, nenhum teste foi realizado no laboratório municipal. Dos 28 realizados na Capital, 27 foram pelo Lacen (Laboratório Central) e um na rede privada. O que está acontecendo no nosso município? Pesquisas da Fiocruz dizem que a subnotificação de Palmas é real e o secretário de saúde vem à imprensa dizer que não há subnotificação e que todos estão sendo testados em Palmas”, reclamou.

Nesta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, mas que a questão é saber quanto. “Então, está aí a comprovação de que não podemos ignorar os assintomáticos”, completou.

Segundo o vereador, a Prefeitura está gastando milhões de reais com ações que não tem nenhuma solução concreta. “A gestão municipal está brincando com vidas. Nove cidadãos nós já perdemos, outros sete foram diagnosticados com síndrome respiratória aguda, e que por não terem sido testados podem ter morrido pelo coronavirus. Quantas vidas ainda vamos perder por amadorismo na gestão? A omissão mata da mesma forma que o vírus mata”, avisou.

Areia das praias

Por fim, Milton Neris lembrou que a gestão de Palmas pretende trocar a areia das praias, algo que não sai barato para o cofre do município. “Ao invés disso, a gestão deveria era direcionar investimentos para ações de fortalecimento da estrutura da saúde”, pontuou.