Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A produção de hortaliça é uma das atividades orgânicas no Tocantins

A produção de hortaliça é uma das atividades orgânicas no Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A produção de hortaliça é uma das atividades orgânicas no Tocantins A produção de hortaliça é uma das atividades orgânicas no Tocantins

A produção orgânica no Tocantins vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O Governo do Estado, por meio da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros que fazem parte da Comissão de Produtos Orgânicos do Tocantins (CPORG-TO) vêm realizando um trabalho de orientação e disseminação do produto orgânico, com destaque para a assistência técnica e extensão rural que é parte fundamental no processo, ao orientar diretamente o homem no campo.

A promoção da produção orgânica também está sendo realizada via plataforma da Agrotins 2020 100% Digital. No endereço www.agrotins.to.gov.br está disponível o contato dos produtores, vídeos detalhando os produtos cultivados, além de palestras e cursos. “É fundamental disponibilizar conhecimento e tecnologias aos os produtores, esclarecer as características da produção e dos produtos orgânicos, difundir práticas agroecológicas e incentivar o consumo responsável e sustentável”, destacou a gerente de Sociobiodiversidade da Seagro, Dilciane Viana.

Por meio da Seagro, o Governo do Estado ainda está participando da XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, realizada nesta segunda e terça-feira, 08 e 09 de junho. Com o slogan “Tem alimento saudável perto de você - Alimento Orgânico, melhor para vida”, a campanha é realizada pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com o trabalho colaborativo dos membros da Comissão de Produtos Orgânicos (CPORG) de diversos estados, entre eles o Tocantins.

“Está sendo muito esclarecedor principalmente para os consumidores. Entre os temas abordados e discutidos durante as videoconferências da campanha está como identificar o produto orgânico em feiras e mercados, a importância da certificação para atestar o que é um alimento orgânico e como priorizar o pequeno produtor local, conhecendo sua produção, gerando uma relação de confiança com o consumidor e agricultor na entrega desses produtos” acrescentou a gerente Dilciane.

Acesso

Para ter acesso às informações da produção orgânica, os interessados devem entrar na plataforma www.to.gov.br – Campo do Conhecimento ou Espaço dos Pavilhões e por último, Agricultura Familiar

 Conselho

Fazem parte do CPORG-TO a Seagro, o Ruraltins, Seder, ULBRA, UFT e IFTO. Em conjunto, instituições públicas e privadas, vêm realizando um trabalho de orientação e disseminação das práticas e saberes agroecológicos/orgânicos.