Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Tudo foi planejado e criteriosamente pensado para a retomada das aulas não presenciais.

Tudo foi planejado e criteriosamente pensado para a retomada das aulas não presenciais. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Tudo foi planejado e criteriosamente pensado para a retomada das aulas não presenciais. Tudo foi planejado e criteriosamente pensado para a retomada das aulas não presenciais.

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria da Educação, estuda a retomada das aulas na rede municipal com previsão de início para o próximo mês, no dia 1º de julho. O plano pedagógico é em formato não presencial e visa amplamente apoio às famílias sem acesso à internet.

De acordo com o secretário Sebastião Mendes, os educadores já estão realizando um levantamento de tudo o que foi trabalhado no mês de fevereiro e março para revisão do que foi ministrado pelos professores. “Estamos pensando, planejando e decidindo em conjunto com os profissionais da educação. Vamos garantir que nossos alunos não sejam tão prejudicados pedagogicamente e, ao mesmo tempo, garantindo segurança à saúde das crianças em relação as aulas presenciais”, explicou o gestor da pasta da educação.

Alunos da zona rural

O plano de retomada das aulas não presenciais foi pensado criteriosamente para os alunos da zona rural. Os veículos da Secretaria da Educação estarão levando até as casas dos alunos, das escolas rurais, as atividades pedagógicas.

Para os alunos das escolas urbanas, caso não possuam acesso à internet, as escolas vão disponibilizar um calendário para os pais buscarem as atividades nas unidades educacionais.

No geral, as escolas estarão disponibilizando atividades impressas para todos os alunos da Rede Municipal da Educação.

Salas de apoio virtual

Na zona rural, o material de apoio estará disponibilizado em uma plataforma digital. As famílias que não possuem acesso à internet, a escola disponibilizará computadores exclusivo aos pais, com tutores, agendamento prévio e medidas de segurança para higienização da sala de acesso à internet.

Grupos de Whatsapp para cada turma de alunos

Os pais poderão entrar em contato com os professores, colocar suas dúvidas e os educadores produzirão vídeos explicativos para publicação nos grupos de pais.

“É algo novo, estamos todos reaprendendo o passo a passo da educação nesse período de pandemia. A criança precisa fazer parte desse processo e sentir a presença da escola”, disse o secretário da Educação.

Minicurso: Formação em práticas de ensino não presenciais

Iniciou nessa segunda-feira, 8, o Minicurso: Formação em práticas de ensino não presenciais, para os professores da rede municipal da educação de Guaraí. A iniciativa visa apoio ao projeto de retomada das aulas e visa o conhecimento, preparação e elaboração de atividades remotas para oferta do ensino e aprendizagem via recursos de mídia.

A formação online em tecnologias para educação segue até o dia 19 de junho. “Estão sendo ministradas domínio de ferramentas necessárias para aulas digitais. Após essa capacitação, os educadores estarão preparados para colocar em prática o nosso plano de retomada das aulas não presenciais”, garantiu Sebastião Mendes.

Pesquisa

Tudo foi planejado e criteriosamente pensado para a retomada das aulas não presenciais. No último mês, a Secretaria Municipal da Educação de Guaraí lançou dois formulários online para uma pesquisa sobre o acesso à internet e uso de tecnologias pelos pais dos alunos e professores em suas residências. O levantamento serviu para embasamento das estratégias pedagógicas a serem adotadas para retorno das aulas. O resultado da pesquisa já está disponível nos links abaixo.