Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A entrega dessa quarta-feira aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Senai em Palmas

A entrega dessa quarta-feira aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Senai em Palmas Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira A entrega dessa quarta-feira aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Senai em Palmas A entrega dessa quarta-feira aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Senai em Palmas

Em continuidade às ações desenvolvidas pela Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) de combate à pandemia provocada pelo coronavírus, 6 monitores e 4 oxímetros consertados foram entregues na manhã dessa quarta-feira, 10, ao Governo do Estado para o tratamento da Covid-19 em unidades hospitalares. A manutenção gratuita foi possível por meio da iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Economia, das indústrias General Motors e Sousa Cruz e Votorantim Cimentos com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Envolvida na ação desde a fase de levantamento dos equipamentos para adesão e envio pelas unidades hospitalares, a diretora de Arquitetura e Engenharia da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (Sesau), Rosemeire Duarte, destacou que, com esses equipamentos mais 4 municípios devem ser contemplados: Guaraí, Pedro Afonso, Porto Nacional e Augustinópolis. 

“Esse apoio foi de grande importância, pois nós praticamente não teríamos como consertar nesse momento. Graças a esse esforço conseguimos arrumar peças e ficou mais fácil de colocar só acessórios, que também não é fácil, mas é menos problemático que arrumar o equipamento” explicou a diretora.

“O Sistema Fieto tem feito todo o possível para dar sua contribuição, auxiliando o setor da indústria, as entidades públicas e a sociedade para suavizar os impactos da crise provocada pela Covid-19”, afirmou o presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires.

Na semana passada, foram entregues 7 respiradores e 10 monitores consertados para utilização em 3 municípios do Tocantins (Palmas, Xambioá e Araguaína) que, segundo Rosemeire, já estão em funcionamento. A entrega dessa quarta-feira aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Senai em Palmas com a presença do analista da Sesau, Loester Oliveira, e a assistente do Senai, Fernanda Ferreira. 

Mais proteção 

Em Palmas, uma ação social da Loja Maçônica União e Fraternidade Nº 31, por meio de parceria com o Senai, beneficiou comunidades carentes esta semana com a entrega de 1.000 máscaras de proteção. O venerável mestre da loja em Palmas, Juarez Frota, explica que maçonaria realiza ações sociais com a comunidade durante todo o ano, pois tem em seus princípios o cultivo da igualdade e fraternidade. 

“Visando minimizar os impactos causados pela Covid-19 às pessoas carentes de nossa cidade nós buscamos esse apoio do Senai para contribuir com a distribuição de 1000 máscaras em bairros e associações da periferia da cidade”, explicou Frota destacando que o trabalho envolve toda a comunidade maçônica. A produção foi realizada por meio de alunas voluntárias no laboratório de vestuário da escola do Senai em Taquaralto.