Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação O sistema foi instalado na barreira sanitária da cidade O sistema foi instalado na barreira sanitária da cidade

Sem confirmação de casos de Covid-19 ou suspeitos, a Prefeitura de Porto Alegre do Tocantins, no Sudeste do estado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando uma série de ações de prevenção em combate ao coronavírus. A novidade desta vez é o sistema de rodolúvel, um arco pulverizador desenvolvido para desinfetar veículos.

O sistema instalado em Porto Alegre do Tocantins é inovador e funciona de forma temporizada, com bicos posicionados, garantindo melhor abrangência e eficiência em desinfecção por atingir todos os pontos críticos do veículo. O arco promove a melhor limpeza, através de um sistema de pressão e vazão, elaborado para ser mais eficiente do que a pulverização tradicional. “Nosso objetivo é garantir a efetividade da desinfecção. Muitos falam que não existe eficiência, mas se uma pessoa infectada está no veículo, ela pode ter tocado nas portas, maçanetas, lataria do mesmo e o vírus pode estar ali. Esse veículo, carro de passeio, caminhão ou moto entra na cidade. Não podemos descartar nenhuma possibilidade, uma vez que ainda não sabemos e não temos certezas sobre esse vírus. Por isso, estamos adotando todas as medidas preventivas para proteger nossa comunidade”, disse o prefeito, Rennan Cerqueira.

O sistema foi instalado na barreira sanitária da cidade, que fica no trevo de acesso ao município. No local, além de orientar os condutores, a Prefeitura está realizando o monitoramento da temperatura das pessoas. “Forma adquiridos os termômetros infravermelhos sem contato, onde nossos profissionais realizam o monitoramento da temperatura e em caso de febre, são direcionados para a nossa Unidade Básica de Saúde. Além disso, é aplicado um questionário, onde o profissional pontua o histórico do condutor, com informações sobre viagens, sintomas e orientam sobre a obrigatoriedade do uso de máscara”, enfatizou o secretário municipal de saúde, Valentim Cardoso.