Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Secretaria Municipal de Saúde continua coletando amostras de swab e enviado para o Lacen, porém o resultado dos exames não tem data prevista

Secretaria Municipal de Saúde continua coletando amostras de swab e enviado para o Lacen, porém o resultado dos exames não tem data prevista Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Secretaria Municipal de Saúde continua coletando amostras de swab e enviado para o Lacen, porém o resultado dos exames não tem data prevista Secretaria Municipal de Saúde continua coletando amostras de swab e enviado para o Lacen, porém o resultado dos exames não tem data prevista

A Prefeitura de Araguaína, informa que, nessa sexta-feira, 12, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) informou que está desabastecido de insumos necessários para análise das amostras de pacientes suspeitos para covid-19. Com isso, a Prefeitura afirma que irá suspender temporariamente a divulgação de novos casos para evitar falsa sensação de segurança, já que, sem a análise, o registro de crescimento da doença ficará comprometido.

A Secretaria Municipal de Saúde continua coletando amostras de swab diárias em pacientes atendidos nas unidades básicas de referência e pronto atendimento e ainda em domicilio. O material coletado será enviado para o Lacen, porém o resultado dos exames não tem data prevista.

“Outra preocupação é que esse acúmulo de exames possa desencadear uma situação de explosão fictícia de novos casos, uma vez que sairão centenas em um período menor de tempo do que o habitual”, explicou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia. Diariamente são enviadas cerca de 200 amostrar ao Lacen.

A Prefeitura de Araguaína está contribuindo na aquisição dos insumos para o Lacen e já comprou cinco mil kits de extração e outros materiais necessários para processamento das amostras. Também continua realizado o teste rápido em pacientes após o sétimo dia da manifestação dos sintomas.

Leitos exclusivos

Enquanto o município segue expandido o número de leitos exclusivos para tratamento de pessoas com covid-19 o Estado continua com a mesma quantidade. O atraso na instalação de novos leitos no Hospital Regional de Araguaína (HRA) pode prejudicar o índice de ocupação dos leitos, que se chegar aos 80%, acarretará na suspensão do atendimento presencial do comércio novamente.

Neste sábado, 13, a parceria da Prefeitura de Araguaína com a empresa JBS Friboi, proporcionou a doação de 100 camas hospitalares que serão instaladas no Hospital Municipal de Campanha (HMC) e Hospital Eduardo Medrado (HMA). No HMC, as camas novas substituirão algumas das camas usadas atualmente e ainda ampliarão de 20 para 40 leitos.

Cinco desses leitos serão transformados em unidades de tratamento intensivo (UTI), com equipamentos já doados pelo senador Eduardo Gomes.

Lacen

Segundo a Prefeitura de Araguaína, o Lacen, por meio de nota, informou que irá priorizar pacientes suspeitos para covid-19 que estão hospitalizados, tanto na rede pública quanto privada, e os que morreram com sintomas da doença antes de realizar o exame.