Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A pecuária de corte é uma das atividades econômicas do Plano ABC no Tocantins

A pecuária de corte é uma das atividades econômicas do Plano ABC no Tocantins Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão A pecuária de corte é uma das atividades econômicas do Plano ABC no Tocantins A pecuária de corte é uma das atividades econômicas do Plano ABC no Tocantins

O plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) no Tocantins é considerado referência nacional em função dos resultados alcançados, que ao longo dos anos vem contribuindo para o desenvolvimento contínuo de uma agropecuária sustentável. Na plataforma da Feira Agrotecnológica (Agrotins 100% Digital), produtores, pecuaristas e interessados podem acessar as diversas oportunidades de negócios, produtos, vídeos de palestras, lives sobre as potencialidades agropecuárias do Plano no Tocantins. A página continua oferecendo as oportunidades até o dia 26 de junho.

O plano ABC-TO é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e executado pela Empresa Agropecuária de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), consultorias privadas e outras instituições. 

O Tocantins é o estado com maior número de contratos da região norte da linha de crédito oficial do Plano ABC, totalizando um volume de R$ 125.388.864,45 na safra 2018/2019, e o quarto a nível nacional. Em relação, ao uso das tecnologias utilizadas na produção da agropecuária sustentável, principalmente na pecuária, podemos destacar o Projeto ABC Corte, que na safra 2018/2019 alcançou uma média de produtividade de 25@/ha/ano nas Unidades de referências tecnológicas que são assistidas por técnicos  do Ruraltins e consultorias privadas e acompanhado pela Embrapa. 

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, o plano ABC TO se tornou uma referência nacional nos investimentos nas aplicações de recursos e tecnologias utilizadas no campo. “O Tocantins é reconhecido nacionalmente e é considerado o que mais avançou nos últimos 20 anos, nas práticas da agropecuária sustentável, impulsionando a economia e o agronegócio tocantinense”, destacou.

Projetos ABC Corte e Soja Sustentável

Na plataforma e no YouTube da Agrotins 2020, os produtores e pecuaristas encontram informações dos avanços e tecnologias preconizadas pelo o Plano ABC-TO por meio dos Projetos  ABC Soja Sustentável e Corte.

Links

Projeto ABC: Corte como tornar a recria a pasto mais rentável e sustentável: https://www.youtube.com/watch?v=UY232gNW6eA

Palestra- O Projeto ABC Corte

https://www.youtube.com/watch?v=6ijGCk8fBzw

Projeto ABC Soja: como tornar sua lavoura mais rentável e sustentável: https://www.youtube.com/watch?v=4_mfceE1Sc4

Plataforma

Na plataforma constam informações dos sete programas do ABC referentes às tecnologias de mitigação; casos de sucessos, vídeos, palestras, seminários, plano e estratégias Estadual das ações no Tocantins. 

Acesso

Para acessar as informações, o produtor, pecuarista e interessados seguem as indicações na página https://agrotins.to.gov.br/, Espaços dos Pavilhões ou Campo do Conhecimento, Plano ABC.