Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Pela primeira vez a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) traz os resultados de um mês inteiro em que o país está em isolamento social e, como previsto, eles foram negativos em todas as 27 Unidades da Federação. No Tocantins, as vendas no varejo recuaram 8,9% em abril, na comparação com março. É a segunda queda consecutiva e pior resultado dos últimos 12 meses. Já a taxa média nacional registrou retração de 16,8%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa terça-feira, 16.

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, caiu 7,5% no estado. A variação nacional entre abril e março foi de -17,5%, com todas as 27 Unidades da Federação apresentando retração.

Ano anterior

Comparando abril de 2020, com o mesmo período do ano passado, a queda nas vendas no país também foi de 16,8%. Já o Tocantins apresentou recuo de 12,5%. Considerando o comércio varejista ampliado, ainda no confronto com abril de 2019, houve predomínio de resultados negativos em todos os estados, com variação de -14,7% no Tocantins e -27,1% na média nacional.

Os dados do IBGE mostram que o comércio foi bastante impactado pela estratégia de isolamento social adotada a partir da segunda quinzena do mês de março, para conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado do volume de vendas no varejo em abril é uma intensificação do resultado de março, quando o impacto não pôde ser sentido completamente.

No cenário nacional, até setores com atividades consideradas essenciais na pandemia e que tiveram avanço em março, caíram em abril, como hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.

Setor de serviços

Em abril de 2020, o volume de serviços no Brasil também apresentou resultado negativo (-11,7%), na comparação com o mês de março de 2020. Regionalmente, 26 das 27 unidades da federação mostraram queda no setor. No Tocantins, o recuo foi de 3,7%. O único impacto positivo em termos regionais veio do Mato Grosso (9,0%). A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira, 17.

Na comparação com abril de 2019, o recuo do volume de serviços no Brasil (-17,2%) foi acompanhado por 26 das 27 unidades da federação. O Tocantins novamente registrou retração, dessa vez, de 7,3%. A única contribuição positiva nesta comparação foi de Rondônia (3,1%).

No acumulado de janeiro a abril de 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda do volume de serviços no Brasil (-4,5%) se deu de forma disseminada entre os locais investigados, já que 25 das 27 unidades da federação também mostraram retração. No Tocantins o recuo foi de 1,6%.

Os resultados negativos dessa pesquisa também refletem os impactos das medidas para conter a propagação do novo coronavírus. O setor de transporte de passageiros e de carga, bem como restaurantes e hotéis, que fazem parte dos serviços prestados às famílias, registraram as maiores perdas.