Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Márcio Vieira Cerca de 20 mil famílias foram beneficiadas com a entrega de kits de alimentação Cerca de 20 mil famílias foram beneficiadas com a entrega de kits de alimentação

Cerca de 20 mil famílias beneficiadas com a entrega de kits de alimentação do Governo do Tocantins aos estudantes das escolas municipais de Araguaína. Este é o resultado de cinco dias de intenso trabalho do Estado para atender à comunidade no município. Iniciada na última sexta-feira, 19, a entrega dos alimentos está sendo realizada pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio do engajamento das equipes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas).

“É um grande mutirão envolvendo as nossas escolas estaduais, que serviram de pontos de entrega para as famílias dos estudantes do município. O governador Mauro Carlesse demonstrou, mais uma vez, seu espírito municipalista e o caráter cuidadoso com as pessoas. Visualizando a carência enfrentada pelas famílias dos alunos da rede municipal de Araguaína, ele ampliou o programa que já vinha desenvolvendo com primor para a rede estadual”, frisou Adriana Aguiar, gestora da Seduc.

A iniciativa atende a um pedido feito pelos deputados araguainenses durante reunião com o governador, no último dia 9, e visa suprir a carência momentânea das famílias nesse período de pandemia da Covid-19. Porém, por determinação de Mauro Carlesse, a entrega dos kits às famílias de estudantes das redes municipais vai ocorrer em todas as cidades tocantinenses.

Para tanto, conforme destacou Adriana Aguiar, é fundamental que os gestores municipais atendam à solicitação do Estado, realizada via ofício, para que disponibilizem os diretores das escolas municipais para auxiliarem na entrega, bem como repassem as informações relativas ao quantitativo de estudantes, com o cruzamento de informações para identificar aqueles que fazem parte da mesma família. Isso porque, conforme anunciado, o Governo do Estado entregará um kit de alimentação por família de alunos das redes municipais.
“Nesses cinco dias, temos visto diretores e equipes das escolas estaduais de Araguaína fazerem um trabalho brilhante, em conjunto com a Diretoria Regional de Educação. O quantitativo de entregas efetuadas e a organização das escolas que são pontos de distribuição demonstram o compromisso dos servidores com a comunidade. Este trabalho seria facilitado se os diretores das escolas municipais tivessem sido liberados para auxiliar na entrega, tendo em vista que são eles que conhecem os alunos e seus responsáveis”, explicou.

Ainda conforme a gestora, a liberação dos diretores e a entrega dos dados sobre os alunos são cruciais para assegurar que todas as famílias sejam beneficiadas e que o Estado possa executar a logística de entrega com a máxima agilidade. Em Araguaína, até a manhã desta quarta-feira, 24, já foram entregues cerca de 78% dos kits às famílias de alunos da rede municipal. A ação tem apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.