Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Lúcio Campelo considera as quadrilhas juninas palmenses como um importante canal de promoção da cultura

Lúcio Campelo considera as quadrilhas juninas palmenses como um importante canal de promoção da cultura Foto: Aline Batista/CM Palmas

Foto: Aline Batista/CM Palmas Lúcio Campelo considera as quadrilhas juninas palmenses como um importante canal de promoção da cultura Lúcio Campelo considera as quadrilhas juninas palmenses como um importante canal de promoção da cultura

Dia 24 de junho comemora-se o Dia de São João, data em que normalmente são celebradas festas juninas em todo o Brasil. O vereador Lúcio Campelo (MDB) considera as quadrilhas juninas palmenses como um importante canal de promoção da cultura. “Trazem alegria, aquecem a economia com emprego e renda e incentivam a educação através de projetos sociais, gerando muitos benefícios à sociedade”, avaliou.

A realização do Arraiá da Capital, uma das festas mais populares do calendário de Palmas, ainda é incerta. A pandemia da Covid-19 impactou toda a programação de 2020 e os brincantes dizem estar preocupados. As quadrilhas já contam com quase tudo pronto para a festividade – figurino, alegorias, repertório, dentre outros - e estão endividadas. A falta de apoio financeiro e dívidas podem levar ao fim de algumas juninas.

Com o intuito de ajudar, Campelo tem dialogado com o Executivo Municipal para a manutenção de recursos. “Venho dialogando com a prefeita Cinthia Ribeiro para que não deixe de apoiar as nossas juninas. O Arraiá precisa dessa ajuda para que continue a existir. A prefeita tem demonstrado sensibilidade e apoio”, confirmou. 

Por enquanto, as juninas de Palmas têm buscado superar os impactos causados, com renovação de apresentações de forma on-line.

Santos Juninos

Além do Dia de São João, em junho comemora-se o Dia de Santo Antônio (13 de junho) e o Dia de São Pedro (29 de junho). As homenagens aos três santos mobilizam a população e levam visitantes às pequenas e grandes cidades visando à celebração de festas juninas regadas por muita dança e pratos típicos, mantendo viva a tradição cultural.