Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Informar bem durante período de pandemia é essencial. Levando isso em consideração, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou um novo domínio eletrônico para acesso de informações pertinentes ao enfrentamento da Covid-19 no Tocantins, desenvolvido e elaborado em parceria entre os setores do Integra Saúde, responsável pelos painéis de indicadores de Saúde no Tocantins, e Diretoria de Comunicação.

“A área técnica da Secretaria tem se esforçado em todos os sentidos para a ampliação e aprimoramento da oferta de Saúde durante a pandemia. Parte deste processo é entregar para a população uma ferramenta de fácil navegabilidade que concentre as referências sobre este enfrentamento”, destacou o gestor da Pasta, Dr. Edgar Tollini.

No site http://integra.saude.to.gov.br/Home/HomeCorona, será possível acessar informações pertinentes à doença causada pelo novo Coronavírus, informações epidemiológicas, dados referentes às testagens e ocupação de leitos na rede Estadual de Saúde, além das informações contidas nos boletins diários, atualizadas diariamente.

“O propósito é levar o máximo de informações para a sociedade, da forma mais clara e simples possível. Estamos em um período delicado, em todo o mundo, com o enfrentamento desta pandemia, então se a população estiver bem informada, estaremos cumprindo de forma mais ampla o requisito fundamental da transparência das informações, além de conseguirmos diminuir o alarde criado em relação às fake news, por exemplo, muito comuns durante este período”, explica a diretora de Comunicação da SES, Mylena Ribeiro.

De forma a concentrar todas as informações referentes à Covid-19, o site apresenta também publicações de notas técnicas e planos de contingência, sejam eles estaduais, municipais ou hospitalares, e decretos. Também são relacionadas todas as edições publicadas dos boletins epidemiológicos diários e dos relatórios situacionais divulgados semanalmente com um consolidado de informações.

Os municípios tocantinenses contarão ainda com um espaço de orientações, direcionando para as webconferências de capacitações disponibilizadas; dinâmica da distribuição de testes rápidos; transporte e fluxo dos pacientes nas unidades hospitalares; informações sobre assistência farmacêutica Covid-19, dentre outras informações.