Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas

Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas

O Ministério da Saúde prorrogou até amanhã, dia 30 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em todo o país. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), continua atendendo o grupo prioritário da Campanha.

Para esta vacinação específica, as mulheres no período de até 45 dias após o parto devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, incluindo Luzimangues, estarão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Já os Distritos de Escola Brasil e Nova Pinheirópolis disponibilizarão a imunização todas as quintas-feiras nesses mesmos horários.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Conheça as fases e os públicos prioritários da Campanha

Fases da Campanha

Público-alvo

1ª fase (a partir de 23 de março)

- Idosos com 60 anos ou mais de idade

- Trabalhadores da saúde

2ª fase (a partir de 16 abril)

- Membros das forças de segurança e salvamento

- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais

- Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários

- Povos indígenas

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

- População privada de liberdade

- Funcionários do sistema prisional

3ª fase (de 11 de maio a 5 de junho)

- Pessoas com deficiência

- Professores

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

- Gestantes

- Mães no pós-parto aé 45 dias

- Pessoas de 55 anos a 59 anos de idade

Primeira fase

Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas. Uma cobertura de 98,34%. Os profissionais da saúde que somam no total 1.552 pessoas, foram imunizadas 1.133. Uma cobertura de 73%.

Segunda fase

Cerca de 600 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas no Município, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.

Casos de Influenza no Brasil

O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil, por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados. São 200 unidades distribuídas em todas as regiões geográficas do País e tem como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, e permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos.

Em 2020, até o dia 5 de maio, foram registrados 2.137 casos de SRAG hospitalizados por influenza (gripe) em todo o país, com 180 mortes. Do total de casos que já tiveram a subtipagem identificada, 517 foram casos de influenza A (H1N1), com 75 óbitos; 53 casos e 10 óbitos por influenza A (H3N2), 326 de influenza A não subtipado, com 47 mortes; e 440 casos e 48 óbitos por influenza B.

Sarampo

Junto com a vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de Porto Nacional segue ofertando também a vacina contra o Sarampo para crianças de 06 a 11 meses de vida. Para isso faz um chamamento a todos os pais ou responsáveis que tem menores nessa faixa etária, que levem essas crianças para serem imunizadas.