Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira Os laptops faziam parte de um antigo projeto desenvolvido em parceria com o MEC e a Seduc em 2010 Os laptops faziam parte de um antigo projeto desenvolvido em parceria com o MEC e a Seduc em 2010

Por meio de um processo chamado metarreciclagem, equipamentos podem ser reaproveitados dentro de projetos educacionais. Esse foi o start para três estudantes do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Presidente Costa e Silva, de Gurupi, iniciarem um trabalho de recuperação dos laptops que faziam parte do antigo projeto Um Computador por Aluno (UCA).

Desde que tiveram a iniciativa, os estudantes já recuperaram mais de 80 computadores. A ideia é que, após passar por uma formatação, os equipamentos possam ser usados na formação dos estudantes do ensino médio técnico em Instrumento Musical, conforme explicou o diretor da unidade de ensino, capitão Tiago do Nascimento Alves de Paula. “Os alunos já estudam com as partituras, com alguns instrumentos. A ideia é aproveitar os laptops para usar aplicativos que promovam o acesso a diferentes instrumentos”, ressaltou.

O gerente de Tecnologias e Mídias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Erick Henrique Silva Goes falou do reaproveitamento de equipamentos eletrônicos para fins educacionais é . “O reaproveitamento de peças ou equipamentos eletrônicos de informática em projetos criativos é conhecido como metarreciclagem. No contexto pedagógico, esse processo permite o desenvolvimento de projetos interdisciplinares de educomunicação com recursos audiovisuais e de computação que favorecem o desenvolvimento de competências de cultura digital e comunicação”, explicou.

Os laptops faziam parte do projeto UCA, que foi desenvolvido por meio de parceria com o Ministério da Educação, de 2010 a 2013. Trata-se de equipamentos com baixa configuração, baseados em softwares livres e com baixa capacidade de armazenamento de dados e de memória. Pela simplicidade do equipamento, a proposta de metarreciclagem tecnológica é um das alternativas para a manutenção do uso desses equipamentos. 

Solidariedade

Através da solidariedade os estudantes a utilizaram alternativas para o uso dos computadores. Esse foi o espírito que motivou cada um deles, como explica Arthur Vinícius Pires da Silva, aluno da 2ª série do ensino médio. “A gente pensa em todos os nossos colegas e a gente quer fazer uma coisa inovadora. Esse é o ânimo que temos, inovar, trazer possibilidades para melhorar a nossa Educação, a nossa aprendizagem. E nossos planos são fazer um projeto maior, que chegue às outras escolas, e que essas unidades de ensino possam aproveitar esses equipamentos”, ressaltou.

Além de Arthur, estão juntos no projeto os estudantes Hiury Henrique Freire e Brenno Felipe Alves Aires. “Nossa motivação sempre foi trazer o melhor para a escola. E, agora, com a pandemia, estamos aproveitando o tempo livre para trabalhar na recuperação dos computadores, que serão um importante auxílio nas aulas de música, assim como serão meios de pesquisas ou instrumentos para a realização de aulas diferenciadas”, destacou Hiury Henrique, da 1ª série do ensino médio.