Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foi publicada na edição n° 2089 do Diário Oficial de Araguaína a portaria de nomeação da comissão julgadora do concurso para a Bolsa de Publicação de Contos e Poesias Professor, Escritor e Jornalista Jauro Studart Gurgel, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Academia de Letras do Tocantins (Acalanto). A seleção finalizará com a publicação de um livro-coletânea, com obras de autores residentes em Araguaína.

Os membros da comissão julgadora são o doutor em Estudos Literários e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Márcio Araújo de Melo; a doutora em Comunicação e Semiótica e professora da UFT Eliane Cristina Testa; a doutora em Letras e professora da UFT Luiza Helena Oliveira da Silva; o escritor araguainense Antônio Santos de Sousa, conhecido como Zequinha Decolores; e o médico Kaio Diniz.

O objetivo da seleção, que faz parte do Projeto Temporada de Arte e Cultura Popular, é promover os escritores locais, dando oportunidade para que suas obras sejam publicadas em livro.

Próximas etapas

O concurso recebeu um total de 95 poesias e 42 contos, dos quais serão selecionados de 30 a 60 poesias e 10 contos para publicação em coletâneas diferentes. De acordo com o secretário executivo da cultura, Wilamas Ferreira, o julgamento será feito em duas etapas, uma para as poesias e a outra para os contos. A primeira etapa está prevista para ser finalizada no próximo dia 12.

Premiação

Na modalidade poesias, as 10 melhores obras classificadas deverão ser interpretadas durante evento de encerramento, no qual os intérpretes também deverão estar inscritos no concurso e concorrerão a premiação no valor total de R$ 6 mil, além de troféus.

Após a organização das coletâneas, serão disponibilizados 1.000 exemplares do livro que reunirá as melhoras poesias e 1.000 exemplares dos livros de contos.

Temporada de Arte e Cultura Popular

Com o apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura, a Prefeitura Municipal de Araguaína promoverá ao longo do ano várias ações culturais do Projeto Temporada de Arte e Cultura.

O concurso de Bolsa de Publicações de Contos e Poesias Professor Escritor Jauro Studart é o primeiro de seis festivais que serão realizados este ano, são eles: Festivais Gastronômico, de Teatro, Dança, Música e de Hip Hop pela Paz, com mais de R$ 73 mil em premiações.

Além das competições, serão realizados festival de Rock in Rio Lontra, shows de arte e cultura, Intervenções culturais em escolas, eventos, bairros, praças e circuito de capoeira. Em todos os eventos estão incluídos mostra de artesanatos, artes plásticas, banca de livros, feira arte e talento, dentre outros As ações estão temporariamente suspensas m virtude da pandemia do novo coronavírus.