Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) realizará nesse fim de semana, dias 4 e 5, o teste de aptidão física (TAF) dos candidatos habilitados na primeira fase do concurso para Guarda Municipal de Araguaína-TO. Inicialmente, o TAF seria em um só dia, mas em meio à pandemia do novo coronavírus, será realizado em dois dias para garantir a segurança de participantes, examinadores e demais pessoas envolvidas. Os candidatos foram divididos em grupos com horários agendados; a cada hora, 15 ou 16 participantes chegarão ao local das provas, garantindo o distanciamento preventivo aconselhado pelas autoridades de saúde. 

O Tiro de Guerra de Araguaína, local do TAF, terá pessoal treinado aos procedimentos de sanitização, que incluem pulverização de substância de desinfecção em todos os mobiliários, superfícies e demais objetos. Também serão utilizados materiais de higienização, como álcool 70% e luvas descartáveis, bem como a medição de temperatura de todas as pessoas. 

Durante o período de permanência no local, o uso de máscaras será obrigatório para todos, exceto durante a execução dos testes, quando o candidato poderá optar por retirá-la. As avaliações físicas serão realizadas individualmente, respeitando todas as medidas de distanciamento. 

Nessa segunda fase do concurso, são 274 candidatos. Os selecionados no TAF passarão por um teste psicológico no dia 2 de agosto. No dia 30 do mesmo mês, será divulgado o resultado final, seguido da convocação para o curso de formação com duração de 600 horas. Ao todo são 40 vagas para contratação imediata. O concurso é para a criação da Guarda Municipal de Araguaína. Convênio com o Ministério da Justiça, prevê o repasse de R$ 13,5 milhões ao município para construção da sede, compra de viaturas, equipamentos, armamentos e munição. A contrapartida é que o efetivo esteja contratado até o próximo dia 15 de novembro. Caso isso não ocorra, o município perderá o aporte financeiro.