Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Visando a prevenção à Covid-19, agentes de instituições estaduais percorrem estabelecimentos comerciais

Visando a prevenção à Covid-19, agentes de instituições estaduais percorrem estabelecimentos comerciais Foto: Angelica Lima

Foto: Angelica Lima Visando a prevenção à Covid-19, agentes de instituições estaduais percorrem estabelecimentos comerciais Visando a prevenção à Covid-19, agentes de instituições estaduais percorrem estabelecimentos comerciais

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) registrou melhora nas vendas do varejo em todas as 27 Unidades da Federação, no mês de maio. No Tocantins, o crescimento foi de 5,9% na comparação com abril. Esse é o primeiro sinal de recuperação, após duas quedas consecutivas causadas pelo fechamento das lojas para controle da pandemia covid-19. A taxa média nacional também teve avanço (13,9%), conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 8.

O volume de vendas do comércio varejista ampliado com ajuste sazonal, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção apresentou resultado positivo em todos os estados. No Tocantins, a alta foi de 9,9%. Já a variação nacional entre maio e abril foi de 19,6%.

De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal do Comércio, Cristiano Santos, os números positivos aparecem após o mês em que foi registrado no País o pior patamar de vendas da série histórica (-16,3%). “Foi um crescimento grande percentualmente, mas temos que ver que a base de comparação foi muito baixa. Se observamos apenas o indicador mensal, temos um cenário de crescimento, mas ao olhar para os outros indicadores, como a comparação com o mesmo mês do ano anterior, vemos que o cenário é de queda”, avaliou.

Ano anterior

Comparando os dados da PMC de maio de 2020, com o mesmo período do ano passado, o Brasil registrou recuo de 7,2% e o Tocantins de 7,6%. Outras 22 Unidades da Federação também apresentaram queda. Considerando o varejo ampliado, ainda no confronto com maio de 2019, houve predomínio de resultados negativos em todos os estados, com retração de 9,1% no Tocantins e 14,9% na média nacional.