Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

A 39ª Semana da Cultura e a 3ª Flip – Feira Literária Portuense, 100% digital, se consolida como maior evento cultural no formato digital que acontece no Brasil, tendo a capital da cultura, Porto Nacional, reafirmando o titulo como maior centro cultural e de fomento de manifestações artísticas em todas as suas nuances. A programação acontece até o dia 14 de julho dentro da plataforma http://verao.portonacional.to.gov.br/.

Mestre Nona

Um dos destaques especiais que fará o encerramento do evento cultural na terça-feira, 14, às 21 horas, será o músico Mestre Nona, natural de Porto Nacional , cujo nome verdadeiro é Raimundo Nonato Lopes da Silva, o artista cultua a música desde a sua infância de onde carrega a musicalidade e o sentimento de cantar a capital da cultura em prosa e verso sendo considerado um dos legítimos representantes do que podemos denominar de MPP ( Música Popular Portuense).

Foi através da capoeira que o artista teve seus primeiros contatos com instrumentos de percussão. De onde cresceu tocando com os principais nomes da música no Tocantins. O violão e o cavaco vieram de forma natural. E logo as primeiras composições surgiram. E os festivais, como alavanca para impulsionar sua carreira.

Em 2014 lançou o disco Mestre Nona Canta Porto, onde, além de canções autorais, faz um resgate emblemático do cancioneiro popular portuense.

Hoje, com mais de vinte anos de estrada, Mestre Nona apresenta um repertório eclético, passeando pelo forró, axé, pagode, rap e MPB e trará dentro do encerramento da

Nona, falou da satisfação de cantar sua cidade  e o prazer de compor musicas que remete ao sentimento de um legítimo amante da cultura da sua terra natal.

“Eu não tenho nem palavras para agradecer a oportunidade em poder me apresentar dentro da programação da maior semana da cultura do Brasil que esse ano por causa da pandemia é totalmente digital, eu carrego dentro de mim o sentimento do portuense que ama essa terra e faz dela em forma de canção. Além do meu trabalho que foi gravado junto com parceiros compositores, estarei lançando de forma oficial um novo trabalho, Mestre Nona, “ Praieiro”, um trabalho que mostrará o sentimento mais ligada a praia e do nosso rio Tocantins, que sempre será nosso motivo de inspiração.” Tive a honra de dividir o palco com o Antista do Acordeon no último domingo,  e na terça farei um apresentação especial no palco que leva o nome desse mestre do nosso forró,  vamos fazer um show que ficará marcado nos corações dos portuenses e faremos com todo carinho.